Quarta Parede

Top Menu

  • Sobre o 4ª Parede
  • Quem Faz?
  • Fale Conosco

Main Menu

  • INÍCIO
  • Dossiês
    • Atual
    • Anteriores
  • Podcasts
  • Entrevistas
  • Videocasts
  • Críticas
  • Como Colaborar
  • Expediente
  • Sobre o 4ª Parede
  • Quem Faz?
  • Fale Conosco

logo

Quarta Parede

  • INÍCIO
  • Dossiês
    • Atual
    • Anteriores
  • Podcasts
  • Entrevistas
  • Videocasts
  • Críticas
  • Como Colaborar
  • Expediente
  • 4Parede na Frei Caneca FM 22 – Paula Marinho

  • #16 Urgências do Agora | Podcast 41 – Máscaras

  • #16 Urgências do Agora | Fala porca, cansaço em dia

  • 4Parede na Frei Caneca FM 21 – Rodrigo Dourado e Lorenna Rocha

  • #16 Urgências do Agora | Despertar-nos às florestas que dormem embaixo das ruas

.TudoDossiêsPodcasts
Home›.Tudo›#04 Bits & Palcos | Podcast 16 – Dando Luz à Cena

#04 Bits & Palcos | Podcast 16 – Dando Luz à Cena

By 4 Parede
21 de novembro de 2017
1452
0
COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Imagem – Domínio Público | Arte – Rodrigo Sarmento

A gente sabe que a criação do teatro aconteceu bem antes da luz elétrica, o que, com certeza, influenciou muito no modo como a luz foi partindo de uma função mais pragmática (de iluminar a cena para que ela fosse visível) para outra mais expressiva. A iluminação é um dos elementos de criação de um espetáculo que mais demanda conhecimento e investimento técnico para ser melhor desenvolvida.

Quais relações entre arte e tecnologia podemos pensar a partir da iluminação em teatro e dança? Quais os espaços da mulher na formação e atuação dos iluminadores? Como se adaptar aos locais que não possuem os equipamentos que provocariam os efeitos inicialmente pensados no desenho de luz?

Para tratar dessas e outras questões, nosso dossiê Bits & Palcos traz esse bate papo gostoso sobre iluminação com Jathyles Miranda (Casa da Luz Cênica) e Natalie Revorêdo (Farol Ateliê de Luz) com os hosts Bruno Siqueira e Márcio Andrade (e participação de João Guilherme de Paula).


Confira o programa:

Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo.

Sobre Jathyles Miranda

Iluminador sócio (junto com Roberto Riegert e Leonardo Carneiro) da Casa da Luz Cênica, empresa de design de luz cênica que presta assessoria para instituições artísticas, festivais culturais e eventos corporativos. Participou de estágios no Teatro do Parque e produziu luz para grupos musicais como Mundo Livre SA, Cordel do Fogo Encantado e Nação Zumbi e espetáculos como Alheio, O Auto da Compadecida, Oliver e Lili etc.

Sobre Natalie Revorêdo

Licenciada em Dança (UFPE) e Iluminadora integrante do Farol Ateliê de Luz (com Cleison Ramos e João Guilherme de Paula). Produziu luz para espetáculos como Retomada e Olhos de Café Quente e de shows de Alessandra Leão e Orquestra Contemporânea de Olinda.


Trilha Sonora

Música – Capim Guiné (Interpretação – Baiana System e Titica | Participação – Margareth Menezes | Composição – Russo PassaPusso, Seko Bass e Titica)
Música – Trincheira da Fuloresta [Interpretação e Composição – Siba (Apresentação no Programa Cultura Livre)]
Música – Banzeiro [Interpretação e Composição – Dona Onete]
Música – Computadores Fazem Arte [Interpretação – Mundo Livre S/A | Composição – Fred 04]
Música – 1992 [Interpretação e Composição – Drik Barbosa]
Música – Girassol da Cor do seu Cabelo [Interpretação – Lô Borges e Milton Nascimento | Composição – Lô Borges Márcio Borges (Trecho retirado do Youtube de uma conversa entre Lô Borges e Milton Nascimento)]
Música (BG) – Ainda Há Tempo (Versão Instrumental) [Composição – Criolo]


Ficha Técnica

Produção – João Guilherme de Paula

Roteiro e Apresentação – Bruno Siqueira e Márcio Andrade

Edição – Adson Alves (Céu Azul Audiovisual)

Coordenação Geral – Márcio Andrade

Realização – Combo Multimídia

Incentivo – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura

TagsBruno SiqueiraDossiê Bits e PalcosIluminaçãoJathyles MirandaJoão Guilherme de PaulaMárcio AndradeNatalie RevorêdoPodcast
Previous Article

#04 Bits e Palcos | O Ator ...

Next Article

#04 Bits & Palcos | Teatro via ...

Related articles More from author

  • .TudoCríticas

    Crítica | Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões – Primeira Campainha (MG)

    2 de maio de 2016
    By 4 Parede
  • .TudoDossiêsEntrevistas

    #02 Arte Para Tod_s? | Precisa ter imagem para ser dança?

    28 de setembro de 2017
    By 4 Parede
  • .TudoDossiêsPodcasts

    #03 OcupaTudo | Podcast 14 – Paula de Renor

    11 de outubro de 2017
    By 4 Parede
  • .TudoPodcasts

    Podcast #10 – Adriana Schneider (UFRJ)

    1 de agosto de 2017
    By 4 Parede
  • .TudoPodcasts

    Podcast #11 – Sons ao Redor do Movimento

    15 de agosto de 2017
    By 4 Parede
  • .TudoDossiêsPodcasts

    #12 Feminilidades | Podcast 33 – Feminilidades

    22 de outubro de 2018
    By 4 Parede

Leave a reply Cancelar resposta

  • .TudoEm Cartaz

    Cena Cumplicidades aporta em Recife e Olinda

  • .TudoEntrevistas

    “Vivemos em um Brasil travestido de igualdade” | Entrevista – As Travestidas

  • .TudoEm Cartaz

    Espetáculo cearense “Frei Tito: Vida, paixão e morte” faz curtíssima temporada no Teatro Apolo

ÚLTIMOS PODS

Facebook

Receba feeds quentinhos

Cadastre seu e-mail e receba as novidades em primeiro lugar

INCENTIVO

REALIZAÇÃO

APOIO

Quarta Parede - Palco & Plateia. Unidos! Direitos Reservados. Desenvolvido pela Atuante Agência Digital. V1.1