“Acontece enquanto você não quer ver” inicia nova temporada
Acontece enquanto você não quer ver inicia uma nova temporada no espaço Caramiolas Lab, aos sábados, estreando dia 30 de maio ás 20h. O Caramiolas Lab é cravado no centro do Recife, mais precisamente no Edifício Pernambuco, Avenida Dantas Barreto, 324, bairro de Santo Antônio. É um laboratório cultural que oferece um ambiente de informação e aproxima diversos públicos através de cursos, oficinas e workshops de segmentos que interagem e se complementam técnica e artisticamente, como Fotografia, Cinema, Mídia Livre, Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Design, Web Jornalismo, Literatura, Música, Audiovisual, Produção Cultural e Teatro.
O espetáculo estreou em outubro de 2014 dentro do apartamento da produtora Três de Copas, onde cumpriu temporada por dois meses. Em Janeiro de 2015 participou da Mostra de Teatro em casa, dentro da programação do festival Janeiro de Grandes espetáculos. Para essa nova temporada no Caramiolas, o grupo promete ser ainda mais radical nas suas escolhas, pois, a proposta é escancarar a nossa presença, deixando os atores cada vez mais entregues e sem rede de proteção. A encenação também sofre modificações, a cada novo espaço, novos elementos aparecem. O espaço, a casa e sua identidade, é um símbolo interferidor e fundamental na concepção do espetáculo.
Acontece enquanto você não quer ver é um projeto de articulação – não usual – que se debruça sobre aquilo que é proibido falar e que diante da moralidade vigente é preciso abafar sob a pena dos mais duros julgamentos humanos. Em cena, se abre cirurgicamente os cômodos de uma casa, e ali se reivindica a verdade sem rodeios, mesmo que ela é seja “desagradável”. A encenação, de 50 minutos, se utiliza de um ambiente domiciliar e é dividida em dois atos – Bem Guardado e Rua Garopaba, 410. O que está em jogo no espetáculo não é apenas mostrar uma suposta banalidade do cotidiano, mas esmiuçar o que há de sombrio e surreal em situações tão absurdas que já se tornaram naturalizadas. Estupro, canibalismo, bullying, violência doméstica, medo, segurança pública, fanatismo e obsessão são alguns dos temas levantados pelo espetáculo, convidando à plateia a sensação de que qualquer coisa pode acontecer inclusive trazer, com tintas absurdas e irônicas, o medo com o qual a toda a sociedade aprendeu a conviver.
Os atores Daniel Barros e Fábio Calamy são responsáveis pela dramaturgia e encenação, e trazem, com atenção artesanal aos detalhes, as consequências da vida em uma sociedade doente e um questionamento sobre qual é o papel de cada um nessa necrofilização do cotidiano. O coletivo de teatro Cena Off é movido pela livre experimentação na busca de construção de linguagem e pelo desejo de democratização cultural e multiplicação de conhecimento. Transitando entre o efêmero do teatro e o eterno do cinema dentro de um veículo chamado internet, na busca de um intermídia.