COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Dossiê #19 Artesanias Digtiais

(Vol VI | Nº 2 | Ago 2022)

Artesania. subst. femin. Obra de artesão; artesanato. Aquilo que diz respeito às técnicas artesanais.

Diante da disseminação das tecnologias digitais, artistas de diversas matrizes passaram a experimentar formas e processos criativos, criando taxionomias como artes digitais, webart, net art etc. e explorando campos como realidade aumentada, realidade virtual e expandindo conceitos como tempo, presença e espaço.

Artistas de diversas localidades, linguagens e contextos depararam-se, repentinamente, com a necessidade por se adaptar às demandas por atualizar suas práticas, criando lives, podcasts, transmissões em vídeo de espetáculos, peças virtuais ou online, e filmes-performance, entre outros formatos de produção.

Nessa necessidade por criar com (e através de) telas, câmeras, softwares e microfones, como os artistas da cena lidaram (e ainda vêm lidando) com a demanda constante para ‘adaptar-se’ ao mundo tecnológico digital? E como, nesse processo, vêm encontrando formas de inventar sensações e estéticas que desvelam virtualidades e modos de convocar a presença?

Diante desse cenário, o dossiê #19 Artesanias Digitais traz ensaios, podcasts, lives e videocasts que refletem sobre como artistas, coletivos e os públicos de Artes da Cena vem experimentando e se adaptando nesse processo.

Sumário

Podcast #47 – Virtual e Presencial – Recriações e Atravessamentos na Cena
Com Déa Ferraz (PE), Gabriel Cândido (SP), Edjalma Freitas (PE)e Pedro Toscano (PE)

Podcast #50 – 4Parede no MIRADA 2022 – Curadoria e Ações Formativas
Com Danilo Miranda (SP), Emerson Pirola (SP), Adriele Duran (SP), Giovana Soar (PR), Eliana Monteiro (SP) e Gonçalo Amorim (Portugal)

Podcast #51 – 4Parede no MIRADA 2022 – Da Autoficção como Intimidade e Monumento
Com Malicho Vaca Valenzuela (Chile), Marcelo Várzea (Brasil), Marina Otero (Argentina) e Sergio Blanco (Uruguai)

Podcast #52 4Parede no MIRADA 2022 – 03 Espaços, Intercâmbios e a Destruição da Memória
Com Diogo Spinelli (Brasil), Lázaro Gabino Rodríguez (México), Felipe Hirsch (Brasil), João Turchi (Brasil) e Micheli Santini (Brasil)

Ensaio – Encantografando gestos relacionais entre telas
Por Aline Bernardi (RJ) e Flávia Dalla (RJ)

Ensaio – Mapa para ilhas desconhecidas – Ensaio sobre micropoéticas relacionais em tempos de tecnovívio
Por Raphael Bernardo (PE)

Ensaio – As imagens de Nós
Por Luiza Goulart (RJ)

Ensaio – Bombardeio do invisível – A atriz como atleta do olhar
Por Larissa Pinheiro (PE)

Imagem de capa retangular com predominância de cor vermelha. No lado esquerdo, o letreiro 'Dossiê Atos de Retomada' na cor branca. Ao centro, imagens de poltronas de teatro marcadas com a letra X, como se fosse proibido sentar nelas. Acima, algumas imagens do vírus da COVID19 caindo como se fosse chuva. No lado direito, marcas de realização e incentivo. A realização é do Quarta Parede e o incentivo, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.

Dossiê #18 Atos de Retomada

(Vol VI | Nº 1 | Mar 2022)

Retomada: subst. femin.: tomar de volta, estando novamente na posse de algo; dar seguimento ao que foi interrompido; tomar de volta através de ocupação. 

As apresentações artísticas estão retomando suas atividades. Os teatros e espaços culturais reabriram suas portas. As telas ficaram saturadas, e ainda assim persistem. As ruas estão sendo habitadas cada vez mais intensamente. Artistas estão reinventando seus afazeres e seus modos de se sustentar financeiramente. Ainda assim, outras variantes criam um cenário em que tudo parece incerto.

No processo de reabertura, ainda estamos nos adaptando aos protocolos de convivência sem saber como lidar com outros corpos, outros espaços. Abraços efusivos de reencontro são interrompidos. As máscaras se tornaram outro modo de ver os rostos. Os protocolos de segurança ainda atravessam afazeres diários. 

Como os artistas da cena vêm realizando (ou não) esse processo? Como vêm sendo os reencontros entre os corpos com a rua e os teatros físicos? Será possível que as produções artísticas vêm encontrando formas de incorporar os espaços virtuais nas apresentações presenciais? Quais as perspectivas de sustentabilidade financeira e de políticas públicas nesse processo? Que estéticas e questões emergem nas cenas atualmente? E, principalmente, retomada para quais pessoas?

Diante desse cenário, o dossiê #18 Atos de Retomada traz ensaios, podcasts, lives e videocasts que refletem sobre como artistas, coletivos e os públicos de Artes da Cena vem enfrentando esse processo de retomada após o isolamento social.

Sumário

Entrevista em Live | Soy loco por ti Juquery
Por Elilson | Com Victor Fisch (SP) e Mateus Viana (SP)

Podcast | Retomada das Ruas, Espaços Urbanos e Seus Movimentos
Por Adson Alves e Liana Gesteira | Com Brunna Martins (PE), Mônica Lira (PE), Sophia William (PE), Nilo Pedrosa (PE), Juan Saucedo (PE), Daniel Sarmento (PE) e Priscilla Figueroa (PE)

Ensaio | As teias abertas da América Latina – Telas, Territórios e Encruzilhadas
Por Diogo Spinelli (RN)

Podcast | Teatro do Parque – Reformas e Retomadas
Por João Guilherme de Paula e Márcio Andrade | Com Márcia Luz (PE), Marcelino Dias (PE), Willams Sant’anna (PE) e Ana Nogueira (PE)

Ensaio | Buscando fôlego: O teatro de grupo da Baixada Fluminense em meio à pandemia
Por Leandro Fazolla (RJ)

Ensaio | Ecoando micro revoluções para reencontrar o encontro
Por Maria Clara Camarotti (PE)

Podcast | Ocupações e Cenas Indígenas – Gestos de Retomada
Por João Guilherme de Paula e Liana Gesteira | Com Juma Pariri, Abiniel João Nascimento, Elis Costa, Iris Campos e Iara Campos

Videocast | A retomada não para
Por Arthur Carvalho, João Guilherme de Paula e Márcio Andrade | Com Rapha Santacruz