Espetáculo de Dança “Peba” começa circulação
Imagem – Lara Per
A performer, bailarina e pesquisadora em dança Iara Sales começa temporada de apresentações itinerantes do espetáculo PEBA, com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Na quinta-feira, dia 02 de julho, Iara se apresenta GRATUITAMENTE, às 18h, na Galeria Capibaribe, localizada no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentro do projeto Solo no CAC.
O espetáculo investe numa corporalidade peba, que, sorrateiramente, transita entre brincadores, folguedos, ruas e festas dos estados de Pernambuco (PE) e Bahia (BA). O espetáculo tem concepção e performance de Iara Sales, trilha e arquitetura sonora e performance de Tonlin Cheng, com direção artística de Sérgio Andrade. O projeto contempla 12 apresentações e ainda o seminário “Fuleiragens na fronteira”, que deve acontecer em setembro, também na UFPE. Já estão confirmadas duas apresentações nos dias 26 e 28 de agosto, centro cultural Daruê Malungo, durante a 25ª Semana Afro.
O espetáculo PEBA é resultado de um projeto de pesquisa realizado por Iara em 2013, também com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. O nome PEBA é a união das siglas dos estados Pernambuco e Bahia, mas é ainda uma palavra indígena que significa “baixo, nanico, anão, curto das pernas (geralmente usada para animais) – peba, peva, péua, nanipeba e nhapeua”. Nas gírias entre Pernambuco e Bahia, “peba” é também um adjetivo usado para indicar precariedade ou baixa qualidade, como um produto de fabricação ruim e barata, mas que resolve ainda que provisoriamente uma demanda emergente. A partir destes significados, a pesquisadora e performer busca emergir uma fuleiragem boa traduzida, tanto na corporeidade dançada como na cenografia e arquitetura sonora do espetáculo, montadas a partir de amarrações, gambiarras, reaproveitamento de caixas de som e outros objetos rearranjáveis em cada espaço performado.
O quê? PEBA
Quando? 02 de julho, às 18h
Onde? Galeria Capibaribe (Centro de Artes e Comunicação – UFPE)
Quanto? Gratuito