Grupo LUME Teatro ministra workshop “Da Energia à Ação” em Recife
Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o grupo Lume de Teatro ministrará o workshop Da Energia à Ação, a ser realizado no Espaço Experimental. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico desenvolvidos no LUME ao longo dos anos, como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal e a relação entre atores, mergulhando no corpo na busca de uma expressividade pessoal. A arte de ator se concentra em dois elementos essenciais: presença e ação. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. A ação, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do ator se manifesta. Através da materialidade da ação é possível que a energia íntima do ator, sua presença, chegue ao espectador.
Naomi Silman
Atriz do LUME Teatro, palhaça e diretora, nascida em Londres e radicada no Brasil desde 1997. Graduada em artes cênicas pela Universidade de Londres, estudou na École Philippe Gaulier e na École Internationale Jacques Lecoq em Paris. Já atuou no Brasil e ao redor do mundo com os espetáculos: “Parada de Rua”, “O Não-Lugar de Agada Tchainik”, “Shi-Zen 7 cuias”, “Abre-Alas”, “Os Bem-Intencionados” e “Pupik-Fuga em 2”, além de ministrar inúmeras oficinas e demonstrações técnicas. Dirigiu os espetáculos do LUME: “Um Dia…”, “Kavka – agarrado num traço a lápis” e “Sonho de Ícaro” e “O Caminho para Casa” com Yael Karavan. Co-criadora do espetáculo multimídia PERCH. Organizadora do livro LUME Teatro 25 anos (Ed. Unicamp).
LUME Teatro
O LUME Teatro (Prêmio Shell 2013) é um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete atores-criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores. Em 2015 o grupo completou 30 anos de continuidade dos trabalhos com o mesmo núcleo de pesquisadores e mais de duas décadas em sua sede fixa localizada na cidade de Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP. Ao longo destes 31 anos, tornou-se conhecido em 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. O grupo possui atualmente 15 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. O LUME é um núcleo de pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.