IX Mostra Capiba de Teatro aporta no SESC Casa Amarela
De 14 a 22 de outubro, o SESC Casa Amarela recebe a IX Mostra Capiba de Teatro, que, mais uma vez, traz como mote os espetáculos solos, território do ator solitário e da vastidão proporcionada pelo palco, direcionando sua política cultural para espetáculos que desenvolvam pesquisa no universo da construção do personagem e dos questionamentos da contemporaneidade. Nessa nona edição, a mostra conta com nove espetáculos oriundos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe. Segue abaixo programação completa:
Programação Geral
14.10 | 20h | No Se Puede Vivir Sin Amor – (Atores Rapsodos) – Rio de Janeiro – RJ
15.10 | 20h | O Açougueiro – (Alexandre Guimarães) – Recife – PE
16.10 | 20h | A Mulher Monstro – (S.E.M Cia. de Teatro) – Natal/Recife – RN/PE
17.10 | 20h | Histórias Bordadas em Mim – (Agrinez Melo – Doceagri) – Recife – PE
18.10 | 20h | A Receita – (O Poste Soluções Luminosas) – Recife – PE
19.10 | 20h | Soledad – A Terra é Fogo Sob Nossos Pés – (Cria do Palco) – Recife – PE
20.10 | 20h | O Mascate, a Pé Rapada e os Forasteiros – (Cia. de Artes Cínicas com Objetos) – Recife – PE
21.10 | 20h | Para Acabar de Vez com o Julgamento de Artaud – (Cia. Cambaleei, mas não caí…) – Rio de Janeiro – RJ
22.10 | 20h | Vulcão – (Grupo Caixa Cênica) – Aracaju – SE
Ações Formativas
Aula-Espetáculo | Como Era Bonito Lá – Nara Keiserman
A Aula-Espetáculo é originada a partir de uma versão sintetizada do espetáculo “Como Era Bonito Lá”, em que se apresentam os modos de criação e antecedentes do trabalho e trechos encenados dos contos e cartas relacionadas. Nara Keiserman é atriz, diretora, pesquisadora e professora na Escola de Teatro da UNIRIO. Atriz e co-fundadora do Núcleo Carioca de Teatro (1991 – 2001), dirigido por Luís Artur Nunes. Diretora artística do grupo Atores Rapsodos (desde 2000). Preparadora Corporal e Diretora de Movimento da Companhia Pop de Teatro Clássico (desde 1999), no Rio de Janeiro. Mestre em Teatro pela USP, com a dissertação “A preparação corporal do ator – uma proposta didática” e Doutora pela UNIRIO, com a tese “Caminho pedagógico para a formação do ator narrador”. Pós-doutorado na Universidade de Lisboa, com pesquisa sobre “Aspectos da cena narrativa portuguesa contemporânea”. Desenvolve Pesquisa Institucional na UNIRIO, denominada “Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual”. Professora Associada na Escola de Teatro da UNIRIO, responsável pelas disciplinas de Movimento na Graduação e professora efetiva na Pós-Graduação.
Quando? 17.10 | 14h
Onde? Teatro Capiba
Oficina | Ateliê de Crítica e Reflexão Teatral – Luciana Romagnolli e Ivana Moura
O Ateliê de Crítica e Reflexão Teatral é um espaço de encontro para a discussão crítica sobre teatro e para o exercício da escrita de textos críticos a partir da programação da Mostra Capiba de Teatro, realizada pelo Sesc Casa Amarela, em Recife. O objetivo do ateliê é desenvolver o pensamento crítico e teórico sobre teatro, propiciar olhares sobre a produção cênica pernambucana e proporcionar experiências práticas de crítica que possam reverberar para além dos encontros. As discussões contemplam apontamentos sobre a história e o presente da crítica de teatro no Brasil, o contexto recifense, a função da crítica, os problemas dos juízos de valor, da verdade e da produção de subjetividade, e questões sobre o teatro contemporâneo e o lugar do espectador.
Quando? 17 a 21.10 | 14h às 18h
Onde? Cineclube Coliseu (SESC Casa Amarela)
Vagas? 15 alunos
Público-Alvo? Artistas de teatro, curadores, programadores, jornalistas, estudantes
Inscrições? Formulário AQUI
Oficina | A Narrativa do Contador de Histórias na Construção da Personagem – Augusta Ferraz
Oficina direcionada para o ator-narrador. O ator contador de histórias. O ator que se utiliza das três pessoas do singular (eu, tu e ele), do tempo presente, para narra/contar a mesma história por óticas diferenciadas. O foco é buscar na narrativa do contador de histórias a compreensão psicológica e afetiva da alma da personagem.
Quando? 18 a 21.10| 09h – 12h
Onde? Sala de Dança (SESC Casa Amarela)
Vagas? 10 alunos
Público-Alvo? Estudantes e artistas de teatro
Inscrições? Formulário AQUI
Oficina | O ATOR NO SÉCULO XXI – Uma proposta de encontro entre o Ocidente e o Oriente – Samir Murad
É a partir dessa premissa artaudiana que o nosso curso será pautado. Com um intenso trabalho físico e vocal utilizando técnicas psicofísicas direcionadas para o trabalho do Ator, tais como Yoga, Taichichuen, kempô e meditações ativas, tendo como referências os trabalhos desenvolvidos por Peter Brook, Grotowski, Eugenio Barba e Tadeus Kantor, o aluno-ator será levado a experienciar novas possibilidades expressivas corporais, vocais e emocionais, estabelecendo novos limites, desconstruindo barreiras e edificando uma nova base interna mais íntegra e essencial para a sua atuação.