Podcast #09 – Teatro para Infância

Arte – Rodrigo Sarmento
Como escrever e produzir espetáculos voltados para crianças e jovens? Existe uma linguagem específica para tratar com cada faixa etária? Existem temas proibidos de serem abordados?
Muitas pessoas afirmam que escrever textos para crianças é uma tarefa mais complexa do que escrever para adultos. Autores como Maria Clara Machado e teóricos como Marco Camarotti já se debruçaram sobre esse universo de formas diferentes, trazendo textos artísticos e teóricos que nos ajudam a compreender as formas de se comunicar com os pequenos.
Pensando nisso, o site Quarta Parede (4parede.com) produziu um podcast no formato de mesa redonda contando como convidados o ator e pesquisador Leidson Ferraz e arte-educador e diretor Jorge de Paula. Leidson Ferraz é responsável por uma pesquisa que resultou no livro Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010), que teve o incentivo do Funcultura e faz um registro da produção de espetáculos para crianças de 2000 a 2010 em todo o estado de Pernambuco, catalogando mais de 600 produções entre profissionais, amadoras ou estudantis.
Enquanto isso, Jorge de Paula é arte-educador formado em educação artística com habilitação em artes cênicas pela UFPE que dirigiu Rififi no Picadeiro, espetáculo para infância e juventude inspirado em um livro de Marco Camarotti chamado A Linguagem do Teatro Infantil, e o espetáculo de formas animadas voltado para crianças surdas De Íris ao Arco-Íris.
O que é preciso levar em consideração no momento de escrever e montar um texto para crianças no teatro? Por que tantos textos terminam investindo em elementos didáticos e formas estereotipadas de lidar com o conteúdo? Como escapar dessas armadilhas e levar a criança mais “a sério”?