Podcast #10 – Adriana Schneider (UFRJ)
Arte – Rodrigo Sarmento
Com uma pesquisa envolvendo etnografias na criação de espetáculos de mamulengo na Zona da Mata pernambucana, que resultaram na dissertação Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens e na tese A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo, a Profª Drª Adriana Schneider é a entrevistada do primeiro programa de perfis acadêmicos realizado pelo site Quarta Parede.
A partir do processo etnográfico, a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFRJ) desenvolveu uma série de outros projetos envolvendo esse gesto de pesquisa e diversos territórios na cidade do Rio de Janeiro, que resultaram no espetáculo Cidade Correria, do Coletivo Bonobando.
Além disso, a professora se envolve com o Movimento Reage, Artista!, que vem articulando uma série de protestos que debatem questões estéticas e políticas no Rio de Janeiro: “Interrogar-se sobre modos de produção artística hoje é se questionar não somente sobre a sobrevivência do artista, mas sobre a invenção de modos de criação. A gente está vivendo um desmonte muito sério no campo das artes no Brasil. Tem um mundo que está terminando e vamos ter de inventar outro. E, para isso, o artista precisa se pensar fora do seu lugar restrito”, comenta a pesquisadora.
Confira a entrevista:
Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo
Sobre Adriana Schneider [UFRJ]
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ) e Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Formada em comunicação social – jornalismo pela PUC-RJ (1994), mestre em teatro pelo PPGT / UNIRIO (2001) e doutora em antropologia pelo PPGSA / IFCS / UFRJ (2007), com período sanduiche na Freie Universität – FU Berlin (2005 – 2006). Foi consultora no processo de registro como patrimônio imaterial pelo IPHAN do projeto Teatro de bonecos popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. É atriz e diretora teatral, integrante do Grupo Pedras, do Movimento Reage, Artista! e do Coletivo Bonobando, que reúne artistas de vários territórios do Rio de Janeiro.