Porto Mídia recebe performance “Diafragma – Ensaio sobre a Impermanência”
Imagens – Martin Raabe
Nos dias 10, 11, 17 e 18 de março, o Porto Mídia recebe a performance Diafragma – Ensaio sobre a Impermanência, realizada pelo Coletivo Mazdita, que se desenvolve através de uma série de imagens em movimento que apontam a algumas reflexões sobre a realidade virtual e a imaterialidade. Este solo de dança que utiliza uma plataforma interativa e um ambiente virtual é o segundo trabalho da trilogia Diafragma criada pela bailarina Flávia Pinheiro em colaboração com o artista argentino Leandro Olivan. Diafragma: Dispositivo versão beta foi produzido na Argentina e apresentado em Recife no ano passado.
Em Ensaio sobre a Impermanência mediante um software de captura da presença se produzem simulações animadas em tempo real que atuam em padrões de modelos matemáticos de acordo com o movimento. Diafragma é o motor das diferentes criações que investigam a relação do corpo em dinâmica com os diferentes dispositivos. Foi programado por Leandro Oliván com o apoio do Portomidia. Leandro desenvolveu um software de código aberto criado especialmente para este trabalho que utiliza a plataforma Openframeworks.
Diafragma: Ensaio sobre a Impermanência propõe diferentes possibilidades de diálogo entre a virtualidade , o corpo e a sua materialidade. Mistura o imaginário de realidades inventadas e possíveis através da digitalização e do código com os movimentos da performer em relação com a gravidade e a matéria. Questiona a impermanência da matéria.
O Quê? Diafragma :Ensaio sobre a Impermanência
Quando? 10, 11, 17 e 18.03 (5as e 6as | 18h)
Onde? PortoMídia (Rua do Apolo, 181 – Recife Antigo)
Quanto? Gratuito
Ficha Técnica
Produção – Coletivo Mazdita
Criação – Flavia Pinheiro e Leandro Oliván
Concepção e Performance – Flávia Pinheiro
Programação de Imagem e Software – Leandro Oliván
Apoio – Portomidia