Recife abre os teatros para receber 20º Festival Internacional de Dança
De 17 a 25 de outubro, o 20º Festival Internacional de Dança do Recife vai reunir 19 companhias na capital pernambucana, como a Debris Company, da Eslováquia, Mercearia de Ideias (SP), Grupo Corpo (MG), a Quasar (GO) e a Compassos Cia. de Dança (PE). Os ingressos vão custar R$ 10 (inteira), com direito a meia-entrada.
Serão 24 apresentações, que vão ocupar os teatros Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Luiz Mendonça. Além dos teatros, a rua também vai servir de palco em um convite para a população dançar, com apresentação especial na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, no projeto Dançando na Rua, dentro do Recife Antigo de Coração, no domingo (25). Dentro da programação, o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, recebe nos dias 23 e 24 de outubro a mostra Danças Urbanas. Com entrada franca, o teatro recebe das 16h às 21h dez competidores que prometem mostrar o melhor do estilo hip hop pernambucano.
Além dos espetáculos, o festival conta com duas rodas de conversa. A primeira, Os Bastidores da Cena. O que possibilita o movimento da dança?, acontece no dia 19, com Adriana Gehres, Mônica Lira, Iris Macedo e Raimundo Branco e mediação do Movimento Dança Recife, no Teatro Arraial, na rua da Aurora. No dia 20 de outubro, no mesmo local, acontece o debate Onde se forma o corpo que dança?, com Luiz Roberto, Tainá Veríssimo e Diogo Lins, e mediação do Acervo RecorDança.