TREMA! Plataforma de Teatro lança terceira edição de revista no Recife
Cartaz – Thiago Liberdade | Imagens – Chico Ludemir
No dia 27 de novembro, integrando a programação do 17º Festival Recife do Teatro Nacional, será lançada a terceira edição da TREMA! Revista de Teatro de Grupo, uma realização da TREMA! Plataforma de Teatro. A TREMA! Revista tem como proposta ser uma publicação bimestral de arte, política e provocação, na qual o olhar do teatro de grupo e sua relação com temas contemporâneos funcionam como base de pesquisa e debate para suas páginas.
Apoiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a revista pretende valorizar o teatro pernambucano e nacional, reunindo assuntos que instigam as ações da TREMA! Plataforma. Cada uma das edições possui um tema norteador, sendo esta terceira a #Especulação. ¨São nossos especuladores do pensamento, que lançam suas especulações nas páginas, colocando em cena reflexões sobre o assunto em seus diferentes prismas. Não estamos aqui falando somente em disputas por território, mas também na abertura de ideias, horizontes, janelas… Para a cultura, para a moradia, para a vida na cidade, para o cotidiano dos que sobrevivem sob o pavor do “destino” ou dos que vivem da arte, sobretudo do teatro.¨, define Olívia Míndelo, editora da revista.
Coordenada e idealizada por Pedro Vilela, ex-integrante do Grupo Magiluth, e por Mariana Rusu, em parceria com Thiago Liberdade (projeto gráfico), a nova publicação cultural do estado chega a sua terceira edição de um total de seis edições aprovadas no edital Funcultura 2014. Entretanto, a continuidade da publicação já está garantida com a aprovação de mais quatro edições no último edital. ¨Estamos muito felizes com esta aprovação. Acreditamos que um projeto como este da Revista precisa ter continuidade, desenvolvendo seu papel primordial que é o da formação de novos públicos e leitores¨ aponta Mariana Rusu.
Esta edição contará com a colaboração de pensadores de diferentes áreas de atuação. Cleiton Barros, membro da Rede Coque Vive, nos traz um importante panorama sobre esta comunidade enraizada no centro de nossa capital. O crítico Ruy Filho e o diretor e dramaturgo Alexandre dal Farra, especulam sobre o espetáculo Abnegação II: O começo do fim. Em cada edição, a revista destaca o trabalho de um grupo pernambucano, neste caso O Poste Soluções Luminosas sob o olhar de Mateus Araújo, jornalista, repórter e crítico de teatro do Jornal do Commercio. ¨Achamos extremamente importante esta saudação a todo o trabalho que O Poste vem desenvolvendo pela cena pernambucana e principalmente com sua atuação em espaço privado para a cidade¨, aponta Pedro Vilela. A revista ainda conta com uma importante entrevista realizada conjuntamente com os grupos Piollin (PB) e Teatro Experimental de Alta Floresta (MT).
Para o lançamento desta edição, a TREMA! Plataforma está propondo uma roda de conversa intitulada Especul(A)ção – sobre desejos para o nosso teatro e convoca a classe artística para refletir sobre o atual fazer em nossa cidade. ¨Não estamos propondo nenhuma palestra, nem conversa pré-estabelecida. Gostaríamos de aproveitar este clima de festival para refletirmos conjuntamente sobre o nosso cenário atual e nossos campos de batalhas futuros. Que possamos acima de tudo dialogar¨ comenta Pedro Vilela. A revista é impressa em P&B e cor, no formato 32 x 23 cm e papel offset 90 mg e possui distribuição gratuita.