XVII Todos Verão Teatro acontece nos teatros Apolo e Arraial
Imagens – Divulgação
No próximo dia 08 de abril, o Teatro Apolo, será o palco da abertura do XVII Todos Verão Teatro, festival que dará início a comemoração dos 40 anos da FETEAPE – FEDERAÇÃO DE TEATRO DE PERNAMBUCO, e apresentará uma novidade, pela primeira vez de o festival terá caráter competitivo.
Nesta edição serão 13 espetáculos, sendo 11 de todo estado de Pernambuco, 01 da Paraíba e 01 do Ceará, o festival conta ainda com a realização de 01 oficina de maquiagem artística. Os espetáculos selecionados serão avaliados durante suas apresentações por uma comissão julgadora formada por profissionais da área definida pela coordenação do festival, que escolherá nas categorias adultas e infantis: Melhor espetáculo; melhor direção; melhor ator; melhor atriz; melhor ator coadjuvante; melhor atriz coadjuvante; ator revelação; atriz revelação; melhor cenário; melhor figurino; melhor sonoplastia; melhor iluminação e melhor maquiagem. Os premiados receberão o Troféu “Socorro Raposo”, a reconhecida e primeira atriz a interpretar a compadecida, da obra de dramaturgo Ariano Suassuna, e que durante anos esteve à frente da Dramart Produções, instituição filiada a Feteape. Os ingressos custarão R$10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Em 2015, a FETEAPE, através do XVII Todos Verão Teatro, presta homenagem ao Produtor, Diretor, iluminador e Professor José Francisco Filho, Presidente fundador da FETEAPE. José Francisco, desde 1970, realiza encenações de textos clássicos e contemporâneos. Tem se dedicado também ao teatro para a infância e a juventude. Sua versatilidade o faz transitar entre o trágico e o cômico com desenvoltura, mas são suas experimentações com a comicidade que o notabilizam como encenador. Contudo, possui importante relevância no movimento teatral pernambucano, transitando em diversos setores do segmento.
Ao comemorar quatro décadas, e realizar a XVII edição do Festival Todos Verão Teatro, a Federação de Teatro de Pernambuco, vem na verdade dar continuidade a um trabalho que teve início a anos atrás e que passou pela mão de vários gestores, vem mostrar que está sempre trabalhando na perspectiva de dias melhores para o movimento artístico, tendo como base a formação, a reciclagem, o intercâmbio e o fortalecimento das artes cênicas. E convida o público pernambucano a tomar posse deste festival e participar intensamente de toda programação, que acontecerá no Teatro Apolo e no Teatro Arraial Ariano Suassuna.
Programação Completa
08.04 – Teatro Apolo
(20h) – Adulto – CHICO COBRA E LAZARINO (Assartic – Caruaru /PE)
09.04 – Teatro Arraial Ariano Suassuna
(16h) – Infantil – ARUÁ, O BOI ENCANTADO – Garanhuns /PE
(20h) – Adulto – ANARQUIA MISTICA – Paraíba /PB
10.04 – Teatro Arraial Ariano Suassuna
(16h) – Infantil – HARU- A PRIMAVERA DO APRENDIZ
(20h) – Adulto – 25 ANOS MATEUS E CATIRINA – MC Produções Promoções e Eventos Culturais Ltda Recife /PE
13 e 14.04 – Casa da Cultura
(15h) – Oficina Gratuita de Maquiagem Artística, com André Neri
13.04 – Teatro Apolo
(20h) – Adulto – O MISTERIOSO ENCANTADO – Vanguarda Teatro Produções – Jaboatão /PE
14.04 – Teatro Apolo
(20h) – Adulto – ENGENHO BANGUÊ – Cia. Yakecam – Recife /PE
15.04 – Teatro Apolo
(20h) – Adulto – O MELHOR PRESENTE – Theatros e Cia – Recife /PE
16.04 – Teatro Arraial Ariano Suassuna
(16h) – Infantil – A MENINA QUE BUSCAVA O SOL – Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco – Vit. de Stº Antão /PE
(20h) – Adulto – A DAMA DA NOITE – Pane Produções – Garanhuns /PE
17.04 – Teatro Arraial Ariano Suassuna
(10h) – Infantil – A BICHARADA – Grupo Tam tam de Teatro – Jaboatão dos Guararapes /PE
(16h) – Infantil – POR QUE EU NÃO POSSO SER O QUE EU QUERO SER? POR QUE? – Olinda /PE
(20h) – Adulto – OS ANJOS DE AUGUSTO – Cia. de Teatro Baco – Aracati /Ceará