Caixa Cultural Recife recebe repertório de comemoração de 15 anos da curitibana CiaSenhas
Imagens – Divulgação
O projeto CiaSenhas 15 anos irá se realizar de 14 a 23.01 na Caixa Cultural de Recife e prevê a apresentação de dois espetáculos representativos da trajetória do grupo – Bicho Corre Hoje e Circo Negro. Haverá também e o lançamento do livro Narrativas em Cena seguido de leitura dramática dos textos publicados no livro.
Os espetáculos propostos para esta comemoração representam a construção da identidade poética da CiaSenhas. Em Bicho Corre Hoje inaugura-se uma perspectiva autoral e colaborativa na criação da dramaturgia e instauram-se as primeiras experimentações poéticas de relação com a plateia. O espetáculo realizou mais de 80 apresentações em Curitiba e diversas cidades brasileiras e fala com humor das pequenas tragédias do cotidiano, mostrando a vida banal que transcorre sem expectativa na vida de duas mulheres comuns, uma empregada doméstica e uma funcionária pública aposentada. As duas personagens mal se falam apesar de serem vizinhas de um desses pequenos apartamentos de periferia. O dia-a-dia urbano e o invisível das relações humanas serviram como matéria-prima para a pesquisa de dramaturgia realizada neste trabalho. O texto da autora e diretora Sueli Araujo constrói seus múltiplos significados a partir de sonoridades cotidianas, falas entrecortadas, silêncios, pausas e ritmos frenéticos, numa relação dinâmica com o espectador que vai aos poucos montando o quebra-cabeça desta história.
Em 2012, com Circo Negro, de Daniel Veronese, inicia-se uma segunda fase criativa, sendo este o primeiro trabalho com texto de autor externo a CiaSenhas. O espetáculo participou de diversos Festivais de Teatro nacionais e internacionais, além de realizar temporada no SESC Ipiranga em SP. Em comum, há entre os espetáculos, excelente recepção de público e crítica, apresentação de temas contemporâneos sustentados entre o trágico e o cômico e a humanidade vista em suas contradições. A narrativa do trabalho é conduzida por criaturas/personagens que se alternam entre seres reais e imateriais criando atmosferas cênicas em que a realidade se revela estranha, porém reconhecível em sua crueldade. O universo ficcional proposto na encenação se estabelece como impossibilidade, estranhamento e assombro.
Completa a programação comemorativa, o lançamento do livro Narrativas em Cena com o registro escrito e em áudio (CD) de três textos encenados pela companhia: Bicho Corre Hoje/2004, Delicadas Embalagens/2008 e Homem Piano – uma instalação para a memória/2010. O lançamento será seguido de leitura dramática realizada pelos atores da companhia. A CiaSenhas de Teatro de Curitiba é um coletivo de artistas e pesquisadores que desde 1999 desenvolve trabalho continuado de pesquisa e criação teatral. Neste percurso a companhia tem se dedicado a investigar aspectos da cena narrativa através das proposições do intérprete-criador e da construção de texto teatral original em processos compartilhados de criação.
O Quê? Circo Negro
Quando? 14 a 16.01 (5a e 6a | 20h e Sábado | 17h e 20h)
Classificação Indicativa? 18 anos
Quanto? 10,00 e 5,00
O Quê? Lançamento de livro Narrativas em Cena (seguido de leitura dramática)
Quando? 19.01 (3a | 19h)
Classificação Indicativa? Livre
Quanto? Entrada Franca
O Quê? Bicho Corre Hoje
Quando? 21 a 23.01 (5a e 6a | 20h e Sábado | 17h e 20h)
Classificação Indicativa? 16 anos
Quanto? 10,00 e 5,00
Onde? CAIXA Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife | (81) 3425-1915)
Ficha Técnica
Circo Negro
Dramaturgia: Daniel Veronese
Direção: Sueli Araujo
Atuação: Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafael di Lari
Desenho de Som/Trilha Sonora: Ary Giordani
Desenho de Luz: Wagner Correa
Figurino: Amabilis de Jesus
Cenário e Adereços: Paulo Vinícius
Maquiagem: Marcia Moraes
Bicho Corre Hoje
Dramaturgia e direção: Sueli Araujo
Atuação: Greice Barros e Patrícia Saravy
Desenho de Som: Ary Giordani
Desenho de Luz: Wagner Correa
Cenário: Sueli Araujo
Figurino: Amabilis de Jesus
Maquiagem: Marcia Moraes