“Deixa Ser Eu” retoma temporada na Casa Outrora

Imagens – Ricardo Maciel | Rafael Aciolly | Greyce Braga
Desejos, dores, liberdade, sexo, amor, apego e violência são alguns dos clichês da existência humana de que trata o espetáculo Deixa Ser Eu, escrito e dirigido por Marcelo Oliveira, com Greyce Braga, Wagner Montenegro e o próprio diretor no elenco. A peça, que ganhou destaque no ano passado, reestreia na próxima sexta, 11 de setembro, na casa Outrora, bairro da Boa Vista.
Ancorado na estética do ator narrador, o espetáculo conta a história de três personagens: Jacinta (Wagner Montenegro), uma travesti que trabalha na Boa Vista, um dos bairros mais antigos do Recife, e sonha em se tornar atriz de Hollywood; Iracema (Greyce Braga), uma senhora que ensina aos noivos da Igreja da Soledade como cuidar de flores; e um Homem (Marcelo Oliveira) que sofre o amargo sabor da perda de um irmão e mata formigas, como forma de aliviar-lhe a dor. “Deixa Ser Eu é um grito da crueza humana; é não ter medo de olhar intimamente para dentro de nós mesmos; é a tentativa de nos libertar das amarras dos padrões sociais que tanto nos prende e nos violenta; é a nossa busca por ser intenso e livre”, diz o ator Wagner Montenegro, que interpreta a Jacinta.
A dramaturgia do espetáculo surgiu a partir das experiências de vida dos artistas. Deixa Ser Eu funciona como uma opinião dos atores sobre o mundo, que vai desde as situações mais banais da vida, até as questões mais profundas da existência humana. O espetáculo foi construído de maneira colaborativa entre os artistas envolvidos, que compartilham das ideias e opiniões sobre os conflitos existentes em cena, conta Marcelo Oliveira. “O nome do espetáculo é como um grito de libertação que damos ao nos depararmos com as imposições sociais sobre nós. Deixa Ser Eu é a nossa tentativa de sermos exatamente quem somos, de fazermos o que nos deixa feliz sem nos importar com os padrões impostos”, acrescenta o diretor.
Para o diretor Marcelo Oliveira, as encenações dentro de residências representam um desafio: “Trata-se de outra maneira de experimentar o teatro”. Opinião compartilhada pela atriz Greyce Braga (Iracema): “Fora dos palcos, a interpretação muda. Aqui, o cenário é a própria casa e o público está a poucos passos de nós, o que nos exige outra forma de nos relacionarmos com o texto e com os espectadores”.
O Quê? Deixa Ser Eu
Onde? Casa Outrora – Rua da Glória, nº 300, Boa Vista, Recife (Primeira rua à esquerda após o Mercado da Boa Vista. Rua do Espaço Inácia Raposo, em frente à delegacia do idoso)
Quando? 11 a 20.09 (6as e Sábados | 20h | Domingos | 18h)
Quanto? R$ 20,00 (preço único)
Lotação? 20 pessoas
Ficha Técnica
Texto e Direção: Marcelo Oliveira
Elenco: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Direção de arte: Greyce Braga, Marcelo Oliveira e Wagner Montenegro
Registro fotográfico: Rafael Acioly, William Oliveira e Ricardo Maciel
Teaser: 7ª Arte Cinema
Realização: Hazzô
Apoio: Ritmo Comunicação, Outrora e 7ª Arte Cinema