Espetáculo pernambucano “O Açougueiro” faz sucesso no FILO
Imagens – Celso Pacheco | Lucas Emanuel | Thaís Lima
Por Vinícius Vieira
Ator, Educador e Jornalista
Com ingressos esgotados, o espetáculo O Açougueiro aporta no 48° Festival Internacional de Londrina (FILO) como único representante da cena nordestina. As apresentações aconteceram nesta quarta (07) e quinta-feira (08), respectivamente, às 19h, no Teatro Zaqueu de Melo. A novidade desta participação é que o ator Alexandre Guimarães levou para o evento não só a premiada peça, mas também a oficina O corpo do ator e sua arte ritualística.
Realizada na Universidade Estadual de Londrina, nos dias 5 e 6, a oficina teve como proposta colocar os participantes em autodescoberta em um teatro ligado ao ritual, com interpretações quase artesanais. Nos dois dias de encontro, foram abordados o corpo ancestral, a voz lúdica e a representatividade a partir do Teatro Físico.
A proposta surgiu da necessidade de Guimarães em compartilhar na prática os processos que deram vida ao Açougueiro há um ano, durante residência com o grupo Poste Soluções Luminosas, no Recife. Na pesquisa empreendida, o ator aprofundou sua investigação do corpo como chave primordial para despertar múltiplos espaços e sensações. É por isso que o espetáculo surge quase sem elementos. O enfoque maior é no ator, o qual se aventura a revelar sete personagens atravessados por dramas universais.
Com a presença no Filo, O Açougueiro demarca com ênfase seu espaço no circuito nacional das Artes Cênicas. A produção independente já passou em vários festivais de relevância no país: Fringe, no Festival de Curitiba, Festival de Teatro de Itajaí, Janeiro de Grandes Espetáculos e Aldeia do Velho Chico. Ainda este ano, o espetáculo cumprirá sua primeira temporada no sudeste.