Festa do Coco de Igarassu abre inscrições para cursos
Imagens – Divulgação
Já se estão abertas as inscrições para as oficinas d’A Festa do Coco de Igarassu, que será de 11 a 13 de novembro, e inicia suas atividades com a realização de cursos gratuitos de dança, música, gastronomia e artesanato em outubro, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião. Em um encontro de artes integradas, a Festa, é voltada para valorizar e resgatar as práticas culturais existentes no município, herdadas do período do auge do plantio e comercialização do coco e seu derivados.
Para iniciar as atividades, a organização da Festa, esta promovendo 04 oficinas, com 12h/aula cada, que lidam com vários produtos que se originam do coco. Nos dias 25 a 27 de outubro, acontecerão as oficinas de Artesanato e Dança, e de 07 a 09 de novembro, as de Gastronomias e de Música. O resultado das oficinas serão expostos e comercializados pelos participantes durante as festividades.
Com realização do Grupo Ariano Suassuna – GAS Produções, a oficina de Artesanato terá a orientação do artesão Roberto Vital (artista plástico internacional, detentor por diversos anos da 1ª colocação na Feneart), como foco a construção de peças, adereços, objetos e outros materiais decorativos tendo o coco como matéria prima. Já na oficina de Dança, será apresentado um histórico do surgimento do ritmo coco, na cidade de Igarassu e como ela se disseminou com o passar dos anos. O coreografo e bailarino Joel Carlos (cantor e compositor, presidente do grupo Cultural Rala Coco Maria), ainda vai abordar as referencias na dança e como o corpo reage ao ser estimulado pelo som.
O percussionista Marcos Woli, (ministra aula em diversos projetos sociais com jovens da comunidade, integrante e fundador do grupo cultural Rala Coco Maria) será o oficineiro de Música, que trabalhará a Música Popular no Brasil, destacando aspectos tais como: diferentes estilos em que a música popular se apresenta, enfatizando em especial o Ritmo do Coco, composição rítmica, e as funções dos instrumentos e sons utilizados, desenvolvendo e potencializando as habilidades dos alunos, estimulando-os para a prática e gosto pelo Coco. A oficina deGastronomia abordará o coco enquanto alimento e suas diversas possibIlidades dadas para a construção de vários pratos diferentes, sob a coordenação da Chef de Cozinha Inês Gurgel (administradora da Padaria Campo Fertile em Igarassu onde já recebeu diversos prêmios de gastronomia pela qualidade e inovação no setor).
As inscrições são gratuitas e pode serrem realizadas no site www.catacoco.com.br ou pelo email do grupo gasproduções.pe@gmail.com.