Infantil “Victor James” faz curta temporada na Caixa Cultural Recife

Imagem – Mariana Rocha/Divulgação
A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 7 a 15 de outubro de 2016, o espetáculo Victor James – O menino que virou robô de videogame, uma peça que une teatro, mímica e humor. O projeto do grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal chega ao Recife após circular por Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia).
Referência na linguagem da mímica, o grupo Etc e Tal tem no seu repertório diversos espetáculos para adultos e crianças. Victor James atende a todas as idades e já percorreu o Brasil em diversos festivais teatrais. Também passou pela Europa, onde foi o primeiro espetáculo brasileiro a participar do Festival de Teatro Infantil da Dinamarca.
O espetáculo é uma divertida e inusitada mistura de linguagens teatrais, que reúne narração, mímica e desenhos projetados. Um verdadeiro jogo teatral dos atores Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, presente na trilha sonora composta em harmonia com a movimentação dos atores, nos figurinos ilustrados em seus corpos, nos objetos em cena e na iluminação que se desenha no palco. Com o efeito ilusório da mímica, os atores chegam ao imaginário do público por meio de diferentes personagens e formas geométricas, que se constroem no espaço.
A história é baseada na vida de um garoto que passa seus dias em frente a um jogo de videogame, sem comer, tomar banho ou estudar. Victor sonha em ter os poderes dos personagens dos jogos, até que finalmente se transforma em um dos seus bonecos/robôs, indo viver experiências nada agradáveis dentro da prisão que é uma tela de computador. Sentindo na própria pele o que seus bonecos virtuais sentem, ele começa finalmente a descobrir limites.
Após a apresentação do dia 14 de outubro de 2016, sexta feira, haverá uma sessão de bate-papo com os atores do Etc e Tal. Eles vão falar sobre a trajetória de mais de 20 anos do grupo e dividir algumas curiosidades sobre o mundo da mímica e da adaptação de obras literárias para os palcos.
Sobre o Etc e Tal
Formado pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, a companhia carioca de repertório fundada em 1993 desenvolve sua pesquisa artística calcada na tríade teatro-mímica-humor. Compõem o seu repertório permanente os espetáculos Fulano e Sicrano (adulto), Victor James (infantil), O macaco e a boneca de piche (infantil), No buraco (adulto), ¿Branca de Neve? (infantil) e Draguinho (infantil). Nesses 22 anos, o grupo realizou em torno de 2.500 apresentações de seus espetáculos de repertório, sendo assistido por mais de 500 mil espectadores. Os atores participam de turnês e mostras de teatro nacionais e internacionais (Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai), arrematando inúmeros prêmios e milhares de gargalhadas.