Oficina “Performance em Cena” realiza demonstração de trabalho gratuita
Imagens – Ricardo Maciel
Incentivado pelo Funcultura e em parceria com a UFPE, o Teatro de Fronteira ofereceu, durante esse mês de outubro, a oficina Performance em Cena, que, unindo teoria e prática, lançou um olhar e promoveu diálogos entre performance, teatralidade e cena contemporânea, estabelecendo um espaço de experimentação prática que possibilitou ao ator-performer a construção de processos criativos e a familiarização e apropriação da performance em seu caráter de intervenção crítica e política no mundo.
O curso foi ministrado por três professores com experiência significativa na área: Rodrigo Dourado, Elton Bruno Siqueira e Wellington Jr. Abordaram os tópicos “Teoria da Performance”, “Dramaturgia em Performance” e “Práticas Performativas”, respectivamente. “A oficina é uma forma de compartilhar experiências e dar continuidade às nossas ações de formação, iniciadas em 2011 com o curso Espetacularidades Contemporâneas. Neste momento, nosso foco se volta, sobretudo para os temas da sexualidade, etnia e urbanidade, como eles podem ser articulados pela performance e pelo teatro”, afirma Dourado.
Haverá demonstração dos participantes: serão três experimentos cênicos e performáticos a partir de conceitos de raça, gênero e sexualidade e urbanidade.
Experimento 1 (À part-IDA)
Quando? 29.10 | 19h30
Onde? Paradas de Ônibus da Praça do Derby (dois sentidos da via)
Quanto? Gratuito
Performers: Ana Nogueira, Ariana Nuala, Brisa, Bruna Florie, João Lucas Cavalcanti, Joyce Firmiano, Lívia Lins, Mônica Maria, Natália Costa Cozzan, Patrícia Moreira, Paulo Romeira e Silas Samarky.
Obs.: Essa performance contará com recurso de audiodescrição
Experimento 2 (Genus)
Quando? 29.10 | 20h
Onde? Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 – Madalena)
Quanto? Gratuito
Performers: Carlos Lima, Ellis Regina, Filipe Neri. Sabrina França, Silvia Bloise e Ytalo Santana.
Obs.: Essa performance tem classificação indicativa de 18 anos e terá recurso de audiodescrição.