Opereta “A Noiva do Condutor” se apresenta no Teatro Santa Isabel
O Programa de Extensão da UFPE Opera Studio apresentará, no Teatro de Santa Isabel, nos dias 28, 29, 30 e 31 deste mês, às 20h, a opereta A Noiva do Condutor, de Noel Rosa. Em 1935, no auge da era do rádio, Noel Rosa satirizou os conceitos e preconceitos da sociedade brasileira quando recebeu o convite de Almirante para fazer parte de um programa na Rádio Club do Brasil intitulado: “Como se as óperas célebres do mundo houvessem nascido aqui, no Rio…”.
Assim criou três revistas radiofônicas sendo duas paródias – O ladrão de galinhas e O barbeiro de Niterói – e a opereta em dois atos – A noiva do condutor – a única com música inédita composta em parceria com o maestro húngaro Arnold Glückmann. Nesta adaptação historicamente fundamentada por Adriano Pinheiro e Carlos Falat, o espetáculo multifacetado ocorre simultaneamente em três ambientes: a cabine da rádio, a casa de uma rádio-ouvinte e o palco do teatro, servindo como enredo para a história de amor entre Joaquim e Helena.
No inusitado, mas bem humorado romance, a sociedade e alguns de seus preconceitos são apresentados com destreza por Noel, que descreve o sonho da moça suburbana carioca em desposar um homem rico e de posição, ao lado de um jovem milionário que deseja viver o ideal romântico da época, abandonando seus dotes financeiros em troca de sua amada. Os responsáveis por esta montagem são os professores Adriano Pinheiro (direção e coordenação), Nélson Almeida (regência) e Marcondes Lima (cenário e figurino), com o Programa do Opera Studio UFPE, Orquestra do Opera Studio da UFPE e produção Caulfield Produções Artísticas.