Shakespeare, Sófocles e Tchekhov em performances teatrais na Fiandeiros
Imagens – Morgana Narjara
A Cia Fiandeiros de Teatro estreia neste sábado (26) e domingo (27) a 2ª etapa do projeto Dramaturgia Clássica, com três performances teatrais baseadas em importantes textos da dramaturgia mundial. Se em junho os fundadores da companhia pernambucana dirigiram leituras dramáticas de Antígona (Sófocles), O canto do cisne (Tchekhov) e A tempestade (Shakespeare), agora são eles que vão para o palco, em solos livremente inspirados nestas mesmas obras, pelas mãos de diretores convidados. Os espetáculos têm entrada franca e acontecem por três fins de semana consecutivos, sempre às 19h, no Espaço Cultural Fiandeiros, com incentivo do Funcultura.
Na estreia, dias 26 e 27 de setembro, Daniela Travassos faz performance baseada em “Antígona”, de Sófocles, com direção de Luís Reis e Durval Cristovão. No segundo fim de semana, 3 e 4 de outubro, Manuel Carlos interpreta “O canto do cisne”, de Anton Tchékhov, que ganha tradução e adaptação de André Filho e João Denys. Fechando a programação, dias 10 e 11 de outubro André Filho é dirigido por Marianne Consentino na performance de “A tempestade”, de William Shakespeare.
Daniela Travassos, que também assina a concepção do projeto, conta que os encontros com os diretores convidados tiveram início em junho. “Em 12 anos de Fiandeiros, é a primeira vez que nos desafiamos a trabalhar com performances. Estamos experimentando uma nova ação teatral. Criamos os solos pela visão do ator e do diretor, juntos, numa experimentação inédita baseada em trechos dos textos, numa livre adaptação”, diz.
O Quê? Projeto Dramaturgia Clássica
Quando? 26 e 27.09 (Antígona) | 03 e 04.10 (O Canto do Cisne) | 10 e 11.10 (A Tempestade) | Sempre às 19h
Quanto? Gratuito
Onde? Espaço Cultural Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, 1º andar, Boa Vista, Recife | (81) 4141.2431)