#15 Deslocamentos | Podcast 39 – Deslocamentos
Arte – Rodrigo Sarmento
Entrar em contato com a arte, muitas vezes, nos faz sair do lugar. Esses deslocamentos podem ser físicos ou simbólicos, mas, certamente, põem em ebulição sensações sedimentadas pelos rituais e trânsitos cotidianos.
No podcast Deslocamentos, Adson Alves, João Guilherme, Liana Gesteira e Márcio Andrade entrevistaram a trans-artivista Renna Costa e a artista da Trupe Circuluz e professora da UFPE Raquel Franco para tecer suas próprias reflexões sobre o tema.
Esse podcast foi produzido antes do contexto de isolamento, mas, ao escutar as falas de Renna e Raquel, nos propomos a questionar: ‘Quais as possibilidades de trânsito que as artes da cena encontram na conexão (e invenção) com os espaços urbanos?’
Confira o programa:
Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo
Renna Costa
Natural de Santa Catarina, há dois anos, ela se mudou para Pernambuco, onde tem pesquisado e vivenciado manifestações populares e de rua a partir do seu corpo travesti. Nas cidades por onde passa, dentre elas, Caruaru, Triunfo e Arcoverde, onde mora hoje, tem produzido com coletivos e fazedores de cultura em diversas linguagens – como audiovisual, teatro e performance. Dentre várias criações, Renna é autora do lambe “Você Beijaria uma Travesti” um dos ícones da produção artística ativista nas questões trans.
Raquel Franco
Professora, Historiadora e Atriz, com pesquisas nas áreas de cultura e artes. Fez Graduação na Universidade Federal do Maranhão e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a dissertação ‘O céu é a lona e a rua é o picadeiro: A criação de uma palhaça brincante’. Além disso, integra a Trupe Circuluz, com quem realiza espetáculos de teatro de rua e formações nessa linguagem voltadas para a prática do ator.
Roteiro, Apresentação e Produção – Adson Alves, João Guilherme, Liana Gesteira e Márcio Andrade
Captação – Adson Alves e Lucas Guedes
Edição – Adson Alves
Coordenação Geral – João Guilherme de Paula e Márcio Andrade
Realização – Quarta Parede