Laguinho da UFPE recebe intervenção “EntreOlhares”, que propõe troca de afetos para repensar suicídio
No dia 27 de novembro, às 15h, o laguinho da UFPE será palco de uma intervenção artística intitulada EntreOlhares – Experimentando Conexões Humanas. Diante do recente falecimento ocorrido no CFCH, no último dia 10 de novembro, um grupo de estudantes e artistas vêm se organizando para realizar este ato de alerta ao fato de que seria preciso cobrar da universidade uma postura mais contundente em relação a discutir/prevenir a questão do suicídio, mas também grita a necessidade de mais afeto no meio acadêmico.
As diversas reações ao caso explicitam isso, das mais “humanizadas” à lamentável falta de empatia de alguns que tratam o acontecimento como trivial. A universidade deveria (e pode) ser um espaço de instituição dos afetos. Por muitas vezes, nessa correria acadêmica, a formação científica se afasta demais da formação humana. Ciência e afeto podem caminhar unidos. Assim, este evento propõe uma tarde de troca de afetos na UFPE. A inspiração é o “EntreOlhares – experimentando conexões humanas”, evento que ocorreu no dia 15/10/2015, em São Paulo e no Rio de Janeiro, como parte do The world’s biggest eye contact event, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do mundo. Em praças de grandes centros urbanos, transeuntes disponibilizaram seu tempo para sentarem e olharem nos olhos uns dos outros.
Para o evento, os jovens estão convidados a levar cangas, toalhas e disponibilidade para fazer o contato visual tão escanteado no cotidiano.