“Cavaco e Sua Pulga Adestrada” faz apresentações gratuitas em praças e parques do Recife
O ator, palhaço, malabarista e músico Anderson Machado, da Caravana Tapioca, através do incentivo do Funcultura, vai levar a divertida peça Cavaco e Sua Pulga Adestrada para diversas praças e parques de cidades da Região Metropolitana do Recife, sempre com entrada franca. O projeto vai fazer famílias inteiras se divertirem. Parte das apresentações conta com recurso de acessibilidade coordenada por Andreza Nóbrega (VouVer Acessibilidade), com tradução em libras e audiodescrição. Recentemente, o espetáculo completou 100 apresentações, sendo visto em praças de mais de 20 cidades do Sertão e Agreste pernambucano pelo Prêmio Funarte Artes Na Rua. Agora é a vez da Região Metropolitana através do projeto “Cavaco e Sua Pulga Adestrada Nas Praças!”, com incentivo do Funcultura.
No enredo do espetáculo Cavaco e Sua Pulga Adestrada, Cavaco é um antigo dono de circo que acabou falido ao perder todos os seus artistas e decide reconstruir sua carreira com a pulga Maria. Transportando o público para o universo lúdico e mágico do circo, a pulga chega de paraquedas, faz música experimental com panelas, cospe fogo e doma uma fera feríssima, entre outras habilidades que aprendeu ao longo de sua carreira. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. Ao melhor estilo do artista popular, é estabelecido um jogo de interação e improvisação com a plateia que participa do espetáculo até o final, esperando a incrível pulga ser lançada do canhão para o espaço sideral. Com roteiro, atuação e cenografia de Anderson Machado (Cavaco), e direção de Helder Vasconcelos, este é um espetáculo de humor ingênuo para divertir toda a família! A trilha sonora original é de Adriana Milet, com figurino de Luciano Pontes. Marcella Malheiros assina a produção executiva do projeto.
Em novembro, Anderson Machado vai promover ainda a oficina gratuita O Palhaço e a Rua!, cuja proposta é compartilhar parte do aprendizado adquirido em seus 10 anos de ofício e pesquisa do riso. A oficina permitirá aos participantes, circenses, atores e artistas em geral, maiores de 18 anos, conhecer os processos de criação do artista através de diversos exercícios. Técnicas de despertar do riso, relação com espaço cênico, comicidade em habilidades, improviso e atuação em espaços abertos, serão alguns dos temas abordados neste processo. Ao final, os participantes farão uma vivência prática na rua.
Programe-se (Apresentações Gratuitas – Cavaco e sua Pulga Adestrada)
OUTUBRO
10.10 | Parque Dona Lindu – 16h e 19h
11.10 | Parque da Jaqueira – 16h
12.10 | Parque da Jaqueira – 10h
13.10 | Jaboatão dos Guararapes (Praça Nossa Senhora do Rosário) – 16h
15.10 | São Lourenço da Mata (Praça do Canhão) – 16h
16.10 | Itamaracá (Campo de Vila Velha) – 19h
17.10 | Pracinha de Boa Viagem – 19h – com audiodescrição e tradução em libras
NOVEMBRO
08.11 | Praça do Carmo (Olinda) – 18h30
15.11 | Parque 13 de Maio (Recife) – 10h
15.11 | Praça do Arsenal (Recife) – 16h (com audiodescrição e libras)
29.11 | Parque de Camaragibe (Camaragibe) – 16h30