Espetáculo de Dança “Breguetu” Encerra Temporada

Brega! Ritmo, dança, estilo de se vestir. Essa palavra e seu conteúdo carregam significados, história, classe social e rótulos distintivos. Brega, geralmente, se diz de tudo aquilo que se rejeita ou que se acha feio, no caso das roupas. E na música e dança há certa aproximação, já que muitos intitulam o que não gostam de brega, cafona. Independente do que se pense e de onde parta este pensamento, brega é brega e se sustenta como tal. Amor, o maior sentimento, é brega! Um romance de beira de pensamento, um sorriso sincero. É uma rejeição sóbria de algo que se consome bêbado. É a essência de muitos que o consomem integralmente. É o feio que bonito lhe parece, a felicidade no rosto de quem dança uma vida nem sempre privilegiada.
No próximo sábado (16), o Grupo Experimental, dirigido pela bailarina e coreógrafa Mônica Lira, encerra a temporada de Breguetu (confira o teaser AQUI), no Espaço Experimental. A obra tem as últimas apresentações nesta sexta e sábado, às 20h, após dois meses em cartaz com casa lotada. Antes da última apresentação, o grupo apresenta um vídeo de finalização da pesquisa A dança no corpo desse lugar, que deu início ao espetáculo, que carrega desde as primeiras apresentações, dentro do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos, o prêmio de Melhor Espetáculo pelo júri técnico.
A pesquisa, com financiamento do Funcultura, iniciou em maio de 2014 e teve como objetivo do Experimental estudar as diversas e distintas manifestações e movimentos culturais do Recife. No processo, o grupo teve aulas de pilates, ballet clássico, dança contemporânea e anatomia, com Luiz Roberto da Silva, Rafaella Trindade e com a diretora, Mônica Lira, contando também com visitas de artistas e pesquisadores como Helder Vasconcelos, Sérgio Ricardo, Eddy Barbosa, Roberta Ramos e Marcos Araújo, além de encontros com os pernambucanos consagrados nacionalmente Jorge Garcia e Henrique Lima. A equipe ainda visitou os locais onde nascem estas manifestações e após estas vivências surgiu a inquietação que resultou na criação de Breguetu, com a identificação de um movimento que cresce gradativamente e agrega uma massa de pessoas e culturas dentro de um só gênero. O espetáculo é uma criação coletiva do grupo, que uniu as experiências individuais de cada bailarino e traduziu, em uma só obra, o brega em dança contemporânea e teatro.
O quê? Breguetu, do Grupo Experimental
Onde? Espaço Experimental (Rua Tomazina, 199, 1º andar, Recife Antigo)
Quando? Dias 15 e 16 de maio, às 20h
Quanto? R$20 (inteira) | R$10 (meia) – os ingressos são limitados e podem ser adquiridos a partir das 16h dos dias de espetáculo.
Informações? (81) 3224-1482 / 9197-6276 / 8812-1036 | contato@grupoexperimental.com.br
Ficha Técnica
Concepção e Direção: Mônica Lira (Grupo Experimental)
Intérpretes criadores: Lilli Rocha, Jorge Kildery, Rebeca Gondim, Rafaella Trindade, Gardênia Coleto e Márcio Filho
Projeto de iluminação: Beto Trindade
Produção musical: Marcelo Ferreira e João Paulo Oliveira
Design gráfico: Carlos Moura
Produção: Emeline Soledade
Assessoria de comunicação: Paula Caal
Figurino: Carol Monteiro
Concepção e produção de cabelo e maquiagem: Jennyfer Caldas
Cenotécnico: Eduardo Autran
Preparação corporal: Luiz Roberto
Sonoplastia: Adelmo do Vale
Ator convidado: Vavá Schön-Paulino
Colaboração: Guilherme Coelho
Duração: 60’
Censura: 16 anos