Caravana Tapioca estreia “Flor do Lixo” no Parque Dona Lindu

Para muita gente, um beco é um lugar escuro, abandonado e perigoso, para se manter verdadeira distância… Pois foi exatamente num local assim que dois artistas amigos descobriram o que a magia, de fato, pode fazer. E o que parecia ser um espaço esquecido, o Beco da Ilusão, ganhou importância e passou a ser o lugar onde tudo surpreende, como pura mágica.
Este é o mote do espetáculo Flor do Lixo, que a Caravana Tapioca estreia nesta sexta-feira, 15 de maio, às 19h, na área externa do Parque Dona Lindu (Boa Viagem), graças ao incentivo do Funcultura. Formada pela dupla de atores, circenses e músicos, Giulia Cooper e Anderson Machado, paulistanos radicados no Recife há cinco anos, a Caravana Tapioca vem desde o ano 2010 divertindo famílias inteiras com os seus espetáculos de humor para todas as idades. Esta é a quarta montagem da equipe, após Brincando no Picadeiro, Cavaco e Sua Pulga Adestrada e O Circo de Lampezão e Maria Botina – premiada no Janeiro de Grandes Espetáculos 2014 nas categorias melhor ator (Anderson Machado), melhor atriz (Giulia Cooper) e melhor figurino (Fabiana Pirro) -, além da realização, em 2013, do I Festival de Circo a Céu Aberto, com nova edição programada ainda para este ano.
Concebida desde 2013, a montagem Flor do Lixo, com roteiro e direção de Anderson Machado e supervisão cênica de Marcelo Oliveira, traz à cena um tema que preocupa a todos nós: o destino do lixo que produzimos. No enredo, dois artistas vão se apresentar em um beco supostamente comum, sem saída, o Beco da Ilusão, mas têm seu show interrompido devido a um curto-circuito no equipamento de som. O espetáculo, que parecia estar perdido, ganha uma nova dimensão quando seres mágicos surgem no local, indicando soluções para que eles possam recriar a apresentação utilizando material descartável, lixo mesmo.
Como início de carreira, o espetáculo Flor do Lixo vai circular por diversas áreas abertas do Recife e Olinda, além de chegar a pátios de escolas públicas para turmas de crianças e adolescentes e sedes de organizações não governamentais. Ainda na equipe técnica da montagem, Fabiana Pirro na criação de figurinos, Anderson Machado também no cenário, Leidson Ferraz na assessoria de comunicação, Hudson Wlamir na produção executiva e Marcella Malheiros na administração.
A Caravana Tapioca foi formada no ano 2010, quando os paulistanos Giulia Cooper e Anderson Machado vieram morar de vez no Recife. O nome Tapioca surgiu porque era o que eles comiam ao final de cada apresentação nos mais diversos lugares, ambos apaixonados pela culinária nordestina. Com formação em circo, os dois atores, circenses e músicos, além de se apresentarem em casas de espetáculos fechadas, têm uma carreira marcada por sessões em espaços abertos, principalmente ruas, praias e praças, com destaque a municípios do sertão nordestino. É assim que essa dupla faz muita graça e bagunça nos seus espetáculos, todos de humor universal e para todas as idades! E Flor do Lixo é para reciclar, ainda mais, a alegria!
Agenda de Apresentações GRATUITAS em Recife e Olinda
Dia 15.05 – Parque Dona Lindu | 19h
Dia 16.05 – Parque 13 de Maio | 16h30
Dia 17.05 – Praça do Arsenal da Marinha | 16h
Dia 18.05 – Ilha de Deus, no Centro Educacional Saber Viver | 17h
Dia 20.05 – Escola Governador Barbosa Lima | 9h
Dia 21.05 – Escola Vidal de Negreiros | 10h30
Dia 21.05 – Comunidade de Santo Amaro, no Largo do Albuquerque, ONG Pé no Chão | 17h30
Dia 22.05 – Rua da Alfândega | 21h
Dia 23.05 – Praça de Boa Viagem | 17h e 20h
Dia 24.05 – Parque da Jaqueira | 10h
Dia 24.05 – Alto da Sé/Olinda | 16h30
Classificação Indicativa: Livre para todas as idades e públicos