Inscrições abertas para o curso Curso “O Ator Total – O Performer Ancestral”
Imagens – Divulgação
Estão abertas as inscrições para o curso O Ator Total – O Performer Ancestral, ministrado pelo diretor e dramaturgo Samuel Santos, diretor do grupo O Poste Soluções Luminosas. O curso é uma possibilidade de investigação do ator para a construção da interpretação teatral em contato com novas formas e técnicas teatrais.
A busca pela descoberta de uma a interpretação teatral, onde o corpo a voz e psicologia estejam intimamente ligados as ações do ator no palco. O objetivo do curso é o da investigação do ator acerca da construção teatral em contato com os métodos de improvisação e interpretação em cima de Michael Chekhov. Atrelado ao método do supracitado, traremos também exercícios baseados em Jerzy Grotowski e exercícios desenvolvidos pelo grupo O Poste Soluções Luminosas dentro da ancestralidade. O curso apresentará uma atividade de formação para o ator pela prática, o coloca num orgânico trabalho físico/psicológico e vocal, onde o ator desenvolverá uma autonomia explorando toda sua potencialidade. Pensar a interpretação através do corpo: energia, irradiação, contração dilatação, oposição, ações e partituras físicas e vocais, estado prontidão corporal levando ao corpo ancestral. A transformação do corpo cotidiano em extra-cotidiano, autonomia e dramaturgia criativa do ator dentro dos princípios de teatro físico e antropológico.
Samuel Santos é pernambucano do Recife com vinte e e seis anos dedicados ao teatro. É diretor, ator, autor, produtor e professor de oficinas e cursos de teatro na cidade e espetáculos adultos e infantis. Tem na sua formação cursos e oficinas com principais nomes do teatro brasileiro e internacional como: Antunes Filho, Eugenio Barba, Julia Varley, Linna de La Roca e Antônio Abujamra Gonzalo Alfonsín , Barbara Heliodora, Regina Miranda, Roberto Lúcio .
Como diretor adaptou e dirigiu o conto “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, em 2002 onde recebe os prêmios de diretor, dramaturgia. No ano seguinte, monta com o Grupo Teatral Arte Em Foco o espetáculo “A Cantora Careca”, agraciado no ensejo, com a honraria de representar o Nordeste no Concurso Criação Teatral Volkswagen, em São Paulo onde se apresenta no teatro municipal de São Paulo. Dirige o espetáculo “Não Feche os Olhos Esta Noite”, de Paulo de Oliveira Lima, é vencendo no Janeiro de Grandes Espetáculos/2003, no ano de 2006 monta o espetáculo infantil de sua autoria ‘ O Amor de Galo pela Galinha D’água” e ganha melhor espetáculo, sonoplastia, ator coadjuvante, iluminação além de 11 indicações. No ano de 2009 ganha com outro espetáculo infantil de sua autoria “ “Historinhas de Dentro” os prêmios de melhor diretor, autor e melhor Espetáculo júri popular no Festival Janeiro de Grandes espetáculos e na 5ª Pochade Teatral – Festival de Esquetes do Recife ganha melhor diretor com a esquete “Discurso na Ponta da Língua”.
Dentro do teatro físico Samuel dirige o premiado espetáculo “Cordel do Amor sem Fim”, onde recebe os prêmios de diretor e cenografia, dirige também “ A RECEITA”, O AÇOUGUEIRO” onde ganha prêmio de dramaturgia e é indicado como diretor no FJGE 2016 e “OMBELA”