Mazdita apresenta “Diafragma – Ensaio sobre a Impermanência” no Porto Mídia
Imagens – Martin Raabe
Nos dias 30 e 31 de julho e 06 e 07 de agosto, o Coletivo Mazdita realiza apresentações gratuitas de Diafragma – Ensaio sobre a Impermanência (assista ao teaser AQUI), no Porto Mídia, que fica no Bairro do Recife. O Diafragma é apresentado como o motor de uma grande máquina. Em Ensaio sobre a Impermanência, a simulação se configura como um emblema da virtualidade. Um sensor (Kinect) capta o corpo em movimento e produz imagens em relação aos deslocamentos. A impossibilidade de continuar existindo apenas na materialidade, desloca o diafragma ao universo da imagem digital.
A simulação de partículas possibilita a visualização das relações invisíveis entre matéria e energia. As partículas são os componentes primordiais das substâncias. Ao criar um modelo de mecanismos de atração a ênfases é exatamente na simulação, ou seja na realidade virtual. A informação sensada é utilizada através da plataforma Openframeworks para criar uma animação. Com os olhos fechados e entre abertos, a performer busca ativar o vínculo entre o interno e o externo. Esta percepção fenomenológica do interior se constitui como uma tentativa falida de estender o tempo através da sua permanência. O corpo constituído de substâncias em movimento e sua relação com a gravidade incorpora o imaginário visual do universo .Este ensaio busca torna visível os micro movimentos invisíveis e questionar as possibilidade de existência na virtualidade.
O Coletivo Mazdita surge do interesse comum dos artistas Flavia Pinheiro e Leandro Olivan por instalações de arte com objetos em quantidade que se movimentam. Através de interfaces interativas propõe performances, intervenções urbanas, instalações e vídeos. Atualmente, trabalha na pesquisa Organ City Rizoma um entorno rizómatico de captura de movimento e nos procedimentos Diafragma; que envolvem o corpo e as tecnologias de produção de ruídos, imagens e sensações.
O quê? Diafragma – Ensaio sobre a Impermanência
Onde? Porto Mídia (Galeria de exposições) – Rua do Apolo, 181 – Bairro do Recife
Quando? 30 e 31 de julho (19 h) | 06 e 07 de agosto (19h)
Quanto? Entrada Gratuita (máximo 50 pessoas)
Ficha Técnica
Produção | Criação – Coletivo Mazdita
Concepção | Performance – Flavia Pinheiro
Programação de Imagens e Software – Leandro Olivan
Fotografia | Vídeo – Martin Raabe