#04 Bits & Palcos | Podcast 17 – Gabriela Lírio (UFRJ)

Imagem – Reprodução/FB | Arte – Rodrigo Sarmento
‘Nas redes sociais, a gente cria e alimenta personagens, mas se pergunta muito pouco ‘O que eu desejo com isso?’ ou ‘Qual o sentido dessa exposição?’. Quando estamos diante de uma tela, parece que não sabemos exatamente o limite do que falar ao outro’
Como as tecnologias criam palcos para as performances nossas de cada dia? Nosso dossiê Bits & Palcos continua os debates sobre cena e tecnologia, dessa vez conversando com a Profª Drª Gabriela Lírio (UFRJ), que possui pesquisas sobre as relações entre literatura, teatro, tecnologia e autobiografia.
Nossa entrevistada desenvolve, atualmente, as pesquisas A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (PIBIC/CNPq) e Autobiografia na cena contemporânea e, em 2016, concluiu Estágio Sênior na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle, desenvolvendo a pesquisa intitulada Teatro e Tecnologia.
Confira o programa:
Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo.
Sobre Gabriela Lírio
Graduada em Comunicação Social, Mestrado e Doutorado em Letras (PUC/RJ), com período sanduíche – Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle), sob orientação de Georges Banu. Fundadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ) e Professora da Graduação em Direção Teatral (ECO/UFRJ). Autora dos livros A procura da palavra no escuro (2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (2010).
Trilha Sonora
Música – Fadas (Interpretação – Elza Soares | Composição – Luiz Melodia)
Música – A Hora de Estrela de Cinema (Interpretação – Maria Bethânia | Composição – Caetano Veloso | Arranjo – Toninho Horta | Canção-tema do show A Hora da Estrela, inspirado no livro homônimo de Clarice Lispector)
Música – Trilha Sonora de The Mahabharata (Voz – Sarmila Roy | Música – Djamchid Chemirani, Toshi Tsushitori, Franck Redlich, Kim Menzer, Philippe Eidel, Kudsi Erguner e Mahmoud Tabrizi-Zadeh)
Música – Tô (Composição e Interpretação: Tom Zé)
Música – Sorriso Aberto [Interpretação – BNegão e Digitaldubs (Interpretação Original – Jovelina Pérola Negra) | Composição – Guará]
Música – Canão Foi Tão Bom (Instrumental) [Composição e Interpretação – Sabotage – Remake Dj DBL (COLETIVOSAT)]