#11 Corpos [In]Visíveis | Podcast 30 – Corpos [In]Visíveis
Imagem – Pixabay | Arte – Rodrigo Sarmento
Como as artes da cena podem colaborar para que pessoas que possuem várias dificuldades para exercer o convívio social (crianças em situação de risco, idosos etc.) possam se sentir incluídas e descobrir outras formas de pertencimento?
Nosso dossiê Corpos [In]Visíveis continua com podcast homônimo, em que Betânia Gonçalves (Em Cena Arte e Cidadania), Emanuella de Jesus (Sesc/PE) e Sandro Sayão (UFPE) nos ajudam a pensar como a arte pode colaborar nesse cenário, diversificando os modos desses sujeitos também exercitarem o direito à expressão artística e, talvez, se conscientizarem sobre outros direitos básicos da vida em sociedade.
Betânia Gonçalves é Coordenadora Geral e Educadora no Em Cena Arte e Cidadania, Associação Civil sem fins lucrativos, que atua desde 1999 no bairro dos Coelhos, zona central da cidade do Recife, com a missão de promover educação artística, cultural e cidadã de crianças e adolescentes; e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e produção na área de artes cênicas, compreendendo dança e teatro e de música.
Emanuella de Jesus é Licenciada em Artes Cênicas (UFPE), Especialista em Cultura Pernambucana (FAFIRE) e Mestra em Artes Cênicas (UFRN), além de Professora de Artes II no Sesc.
Sandro Sayão possui Graduação em Ciências (FURG), Mestrado em Educação Ambiental (FURG), Mestrado em Filosofia (PUC-RS), Doutorado em Filosofia (PUC-RS) e Pós-Doutorado pela Université Paris X – Bolsista CAPES. Atualmente, é professor do Departamento de Filosofia (UFPE), dos Mestrados em Filosofia e Mestrado em Direitos Humanos (UFPE), Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos (UFPE) e membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (UFPE).