“A Santa Casa” – De Roraima para o Nordeste
O grupo Criart Teatral traz para Recife nesta quarta-feira 15 de abril, A Santa Casa, dirigida pelo pernambucano Edjalma Freitas. A peça traz quatro atrizes que retratam a situação da mulher em diversas épocas e reflete momentos de suas vidas, como família, sexualidade, violência e amor, abrindo esse universo íntimo no palco. Com uma estrutura dramática não linear, o espetáculo apresenta questões da rotina feminina, e apesar da pesquisa ter sido feita basicamente nas situações das mulheres do século XIX, o espetáculo é atemporal e provoca um diálogo entre as atrizes e a plateia. Amores, angústias, desejos, medos, convicções, o que mudou e o que não mudou com o passar dos anos.
Para criar a dramaturgia o grupo, pesquisou textos da época e teve como base de pesquisa; filmes, poemas, músicas, minisséries, espetáculos teatrais, livros, tais como O albergue das mulheres tristes, A história das Mulheres no Brasil, A casa das sete mulheres, A Condessa de sangue, Olga, Gritos e sussurros e Uma cruz a beira do abismo etc.. O espetáculo foi uma das iniciativas vencedoras do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, o que possibilitou levar o trabalho do Grupo Criart Teatral para as cidades de Boa Vista, Recife, João Pessoa e Natal.
Além do patrocínio da FUNARTE o Espetáculo conta ainda com o apoio da FOLHA DE BOA VISTA , ESPAÇO CÊNICAS E DA CÊNICAS CIA DE REPERTÓRIO.
O quê? A Santa Casa
Quando? 15 de Abril (Quarta –feira), às 20h
Onde? Espaço Cênicas (Rua Marques de Olinda, 199 – 2º Andar – Recife Antigo – Entrada pela R. Vigário Tenório)
Quanto? Pague Quanto Puder
Classificação Indicativa? 14 Anos
FICHA TÉCNICA
Direção: Edjalma Freitas
Elenco: Jayne Cardoso | Kaline Barroso | Karen Barroso | Marcelle Grécia
Violinista: Augusta Pacheco
Figurino: Luciano Pontes
Iluminação: Baronso Lucena
Fotografia: Sulivan Barros e Adriana Mendivil
Preparação Vocal: Flávia Santa Rita
Preparação Corporal: Myriam Ásfora e Alexssandra Paz
Contra-regra: Serena Barros.
Produção Local: Recife – Toni Rodrigues, João Pessoa – José Nilton, Natal – Arlindo Bezerra.
Realização: Criart Teatral