“h(EU)stória – o tempo em transe” estreia nova temporada
Muito se falou e escreveu de Glauber Rocha, até em excesso, mas pouco, ou quase nunca, foi reestabelecida a sua vida no palco de um teatro. Partindo das cartas que Glauber escreveu, o espetáculo h(EU)stória – o tempo em transe junta vozes e “eus” que traduzissem os tantos “Glauberes” possíveis em nós e nos outros, para atingir um discurso incendiário e evidenciar o retrato de um Brasil, ainda na procura e na defesa, de uma democracia verdadeira e libertária.
h(EU)stória – o tempo em transe é uma homenagem à Bahia que originou Glauber, ao Rio de Janeiro que, de forma emblemática, estampou para o mundo a importância do Cinema Novo. O espetáculo atravessa continentes até atingir o coração de um Glauber real e dilacerado e que, assustadoramente, diante de tudo, morre pobre, jovem e marginalizado. Sua personalidade complexa e contraditória envolve de imediato todos nós, envolve os mais de 100 nomes citados na peça, num turbilhão de ideias que levam, inevitavelmente, a um transe sobre o que somos no Tempo e na História.
No 20º Festival Internacional das Artes Cênicas de Pernambuco – Janeiro de Grandes Espetáculos o espetáculo recebeu seis indicações ao prêmio APACEPE (Diretor, Ator (Júnior Aguiar e Márcio Fecher), iluminação) e venceu em duas delas – Melhor Espetáculo e Trilha Sonora. O espetáculo começa sua quarta temporada, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, no dia 22 de maio, às 20h.