Espetáculo infantil “De Íris ao Arco-Íris” chega à Caixa Cultural Recife
Imagens – Leandro Amorim | Angelica Gouveia
Nos dias 18 e 19 de dezembro, a CAIXA Cultural Recife recebe o espetáculo pernambucano De Íris ao Arco-Íris, sempre às 16h e 18h30 e com ingressos R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) – vendas a partir das 10h do dia 17/12. Além do espetáculo, o projeto conta com a realização da oficina Brincado com Sombras, ministrada pelos arte-educadores Andréa Veruska e Jorge de Paula, que acontecerá no dia 18/12, das 9h às 12h. Inscrições pelo e-mail: gentearteirape@caixa.gov.br
O espetáculo é uma adaptação do conto de fadas homônimo escrito por Jorge de Paula, que também assina a direção da encenação, e conta a lúdica história da lagarta Íris, que faz de tudo para chegar ao reino encantado. Certo dia, ao se transformar em uma borboleta de cores exuberantes, Íris aparece de surpresa na festa de aniversário do rei do Jardim Sereno de Manhãzinha, Muito Calor à Tardinha e, por não se submeter aos caprichos desse truculento soberano, é expulsa do jardim. Mesmo assim, ela não desistirá de chegar ao reino que tanto deseja.
A encenação de Jorge de Paula foi desenvolvida para que crianças surdas também possam fruir do espetáculo teatral. A peça não possui falas e se caracteriza como teatro de sombras e bonecos. O universo das crianças, cotidianamente estimuladas por desenhos animados e histórias em quadrinhos, foi a inspiração do artista gráfico pernambucano Luciano Félix, responsável por desenvolver as silhuetas utilizadas na encenação. A obra é uma criação coletiva que dá voz à inquietação artística e pessoal de jovens criadores, graduados em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, que motivados pelo interesse em investigar o Teatro para Infância e Juventude e o Teatro de Formas Animadas, se juntaram a fim de pesquisar estas linguagens e construir uma encenação que tem como público alvo crianças surdas.