Quarta Parede

Menu

  • Sobre o 4ª Parede
  • Quem Faz?
  • Fale Conosco

Seções

  • INÍCIO
  • Dossiês
    • Atual
    • Anteriores
  • Podcasts
  • Entrevistas
  • Videocasts
  • Críticas
  • Como Colaborar
  • Expediente
  • Sobre o 4ª Parede
  • Quem Faz?
  • Fale Conosco

logo

Quarta Parede

  • INÍCIO
  • Dossiês
    • Atual
    • Anteriores
  • Podcasts
  • Entrevistas
  • Videocasts
  • Críticas
  • Como Colaborar
  • Expediente
  • Entrevista – Emmanuel Matheus e HBlynda Morais | Da margem ao palco

  • Entrevista – Gheuza | Romper o Ciclo

  • Crítica – Fissura | Um drama do desamparo

  • Entrevista – A estrada é o picadeiro | Cia. Circo Godot de Teatro

  • Entrevista – Comida, Canto e Reza | Cia do Tijolo

.TudoEntrevistas
Home›.Tudo›Entrevista – Emmanuel Matheus e HBlynda Morais | Da margem ao palco

Entrevista – Emmanuel Matheus e HBlynda Morais | Da margem ao palco

Por 4 Parede
7 de outubro de 2026
56
0
Ouça essa notícia
Voiced by Amazon Polly
COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Imagem – Dante de Moraes

Uma casa na periferia do Recife reúne seis personagens cujos afetos, desejos e conflitos são atravessados por um disparo que transforma o cotidiano e a própria linguagem da cena. Em Barraco 8, espetáculo escrito e dirigido por Emmanuel Matheus, Diana, uma mulher trans, negra e estudante de Medicina, tenta construir seu futuro em meio às violências e ao controle que marcam as relações sob aquele teto. Entre humor, sensualidade, solidariedade e tensões, a montagem apresenta a periferia como um território de experiências contraditórias, habitado por pessoas que amam, sonham, reproduzem violências e procuram caminhos para enfrentá-las.

Na entrevista realizada por Márcio Andrade, Emmanuel Matheus e HBlynda Morais, intérprete de Diana, refletem sobre o encontro entre suas vivências e a construção da dramaturgia. A conversa aborda as memórias do autor como homem negro periférico, a participação da atriz na elaboração da personagem e a importância de colocar em cena uma mulher trans cujos desejos e projetos ultrapassam as violências que sofre. Os artistas também discutem a passagem de uma atuação naturalista e íntima para uma linguagem marcada por fragmentações, estranhamentos e quebras da quarta parede, investigando como o envolvimento emocional da plateia pode se articular à reflexão sobre aquilo que testemunha.

A parceria entre Emmanuel e HBlynda se fortaleceu no processo de criação do solo performático HBLYNDA EM TRANSito, dirigido por ele, em que as trocas sobre gênero, sexualidade e a presença de pessoas trans no teatro pernambucano abriram caminhos para a criação de Diana. Em Barraco 8, essa colaboração aproxima experiências pessoais e elaboração artística para ampliar o imaginário sobre os corpos e as histórias representados no palco. Realizado pela ACA Produções, o espetáculo chega ao Teatro Hermilo Borba Filho, com sessões de 7 a 11 de outubro e tradução em Libras em todas as apresentações, propondo um olhar sobre o direito ao estudo, ao amor e à construção do próprio futuro.

Barraco 8 nasce do seu desejo de escrever sobre a periferia a partir da própria experiência como homem negro periférico, articulada também ao contato com vivências de pessoas trans. Como essas experiências foram se encontrando durante a escrita e por que Diana, uma mulher trans e estudante de Medicina, tornou-se o centro dessa narrativa?

Emmanuel: Minha vida até meus 24 anos foi em periferias. Nasci em Olinda, no bairro de Águas Compridas, depois Conjunto Beira Mar, depois Bultrins, depois voltei para Águas Compridas, depois Nova Olinda, depois Porto da Madeira. Foram muitas vivências entre racismo, baculejos, assaltos, violência e dureza que é a periferia, mas também as coisas boas e bonitas, os laços e as mãos que se erguem no meio de tudo isso. Nunca romantizei de onde vim. Ainda tenho familiares lá, vou visitar algumas vezes. E relembro de tudo que passei.

Pela primeira vez, parei para escrever sobre essa vivência, esse lugar que faz parte de mim e de quem sou, porém fatalmente afetado, admirado, encantado e fã do trabalho de Hblynda Morais, por nossa troca em seu monólogo performático “Hblynda em Trânsito” que tive a honra de dirigir, me veio a certeza de que precisaria tê-la comigo nessa jornada, nesse processo. Queria algo nosso, que me atravessasse, e a mesma rua que me atravessou, passasse em algum momento por ela e assim nossas histórias estariam ali juntas sendo mostrada, da forma mais pura, digna, e sincera para todes.

O espetáculo foi escrito, mas teve mais 2 tratamentos. Antes de chegar no texto principal, Hblynda leu e deu o aval se estava tudo nos conformes do que ela acreditava e sentia como mulher trans não binária sobre periferia e vida trans.

A partir desse aval, desse olhar sensível e de sua condução para pontos que precisavam ser revistos, tratados pela segunda vez. Fizemos um geral e ao ler o texto por completo o elenco se emocionou e tivemos a certeza que estávamos no caminho certo. Tirando um ator, o resto do elenco é formado por pessoas negras, periféricas, gays, lésbicas e trans. Formado por quem vive à margem, então ver que todos compactuavam com aquelas vivências e elas deixam a partir dali de ser de Emmanuel Matheus e passa a ser de todo elenco, foi muito importante e está sendo.

Diana ela é ponto central. Ela é uma pessoa que está sendo bombardeada pela sociedade, governo, e familiares por ser quem é. Uma mulher trans, preta, gorda. Que em meio a tanta crueldade sofrida por quem mora com ela no mesmo teto, tenta guiar sua própria vida no caminho correto. Não teria ninguém melhor do que Hblynda pra esse papel. E tô feliz demais com isso.

A peça apresenta uma periferia atravessada por transfobia, violência e desigualdade, mas também por humor, solidariedade e sonhos. Como você construiu esses personagens buscando escapar tanto da romantização quanto de uma representação da periferia restrita à miséria e à violência?

Emmanuel: Pra todo lado de alguém, de um lugar, de qualquer personagem existe o lado bom e ruim. Minhas peças sempre são levadas nessas ondas uma hora leve, outra pesada, uma hora alegre, outra triste.

Existe dureza na periferia mas existe beleza, existe música boa, existe gente forte que enfrenta o que tiver. Existe dignidade, existe verdade. Tento colocar um pouco de cada coisa que vi e vivi.

Os personagens nascem de vizinhos, de pessoas ligadas a minha vida, lugares falados, pessoas lembradas – com nomes trocados – são da minha realidade vivida, pessoas reais que eu quis retratar ali. Tudo ali já aconteceu. Tirando o ápice emocional gerado pelas últimas ações que finaliza a obra, o resto é real, em relação a personagens, a vivências, a acontecimentos. Inspirações reais foram usadas como combustível para o nascer das personagens. E para o realizar da obra.

No espetáculo, a encenação parte de uma atuação mais naturalista e íntima e incorpora procedimentos brechtianos, estranhamentos e quebras da quarta parede. Por que essas escolhas de entrelaçar esse naturalismo e os estranhamentos foram e seguem sendo importantes para você neste trabalho?

Emmanuel: Meus trabalhos sempre trazem essa mistura. O teatro contemporâneo pode tudo, pode amarras técnicas como pode a liberdade performática. Eu tento não seguir regras, mas está como minha assinatura um aprofundamento emocional (natural/ real) em minhas obras, mas essa visceralidade é guiada por técnicas, urdimentos e quebras necessárias para o fazer refletir.

Quero a empatia, o mergulho da plateia na minha peça, o choro, o riso, o não perceber o tempo passar, mas também busco que despertem para a mensagem central, que estralem a consciência para o refletir que as cenas e dramaturgia pede. Acho que esses dois caminhos juntos, potencializam um ao outro. E particularmente gosto muito. Em Barraco 8 o primeiro ato é um fluxo contínuo de entradas e saídas dentro do barraco em que o tempo não se percebe e o envolvimento com a plateia é intensa e fluída.

Já o segundo ato traz uma ruptura nessa naturalidade que estava acontecendo por exemplo na marcação, as marcas mudam seu fluxo, trás estranheza, fotografias e tende a ser mais mecânico. O ritmo cria caminhos não mais fluído, e sim mais cortado, ainda existe uma velocidade mas é partida entre novos caminhos. O processo de reflexão e julgamento cresce no segundo ato e acredito que traz para a peça o caminho certo para finalizar com o impacto que ela precisa.

Imagem – Dante de Moraes

Emmanuel aponta processos anteriores desenvolvidos com você como importantes para que ele se aproximasse de experiências de pessoas trans e chegasse à criação de Diana. Como aconteceu essa troca entre vocês e de que maneira sua presença no processo contribuiu para a construção da personagem e para as questões de gênero que atravessam Barraco 8?

HBlynda: A nossa aproximação se deu no processo da criação do solo performático HBLYNDA EM TRANSito, onde Emmanuel é o diretor artístico. Ao longo do processo tivemos muitas conversas sobre gênero, sexualidade, identidade de gênero e conversamos muito sobre a falta da presença de pessoas trans na cena teatral pernambucana e que as histórias que participassem fossem histórias de um imaginário positivo, onde não só tivesse dores e estatísticas, mas sonhos, liberdade, amor.

Durante todo o processo de escrita da dramaturgia, Emmanuel me enviava para eu ler e fazer apontamentos sobre a história, então fomos construindo uma troca muito genuína. A minha presença no espetáculo, me afirmando nesse local de uma pessoas trans, fazendo uma personagens trans, é muito emblemático, principalmente por ter a vivência na pele e poder viver uma personagem tão resiliente, mas que está estudando para ser médica, rompe o imaginário social designado para muitas meninas trans, demonstra que estamos fissurando alguns espaços, e com muita luta desde as nossas mais velhas, nosso corpos começam a sair deste lugar de abjeção e vão ocupando espaço antes negados, excluídos, mas que agora não há mais como nos impedir, vamos derrubar as portas e entrar, vamos ocupar as universidades, ser Deputadas, Doutoras, mães e o quê desejarmos ser .

Diana é uma mulher trans e estudante de Medicina que deseja construir um futuro para além das violências e expectativas impostas a ela. Ao mesmo tempo, a dramaturgia procura não defini-la apenas pelas violências que sofre. Como você trabalha, na atuação, as diferentes dimensões dessa personagem, ou seja, seus desejos, afetos e projetos de futuro?

HBlynda: Diana é uma personagem que vem da periferia e por assim viver, está à margem por ser trans, à margem por ser preta, a margem por ser pobre, ela tem muitas camadas. E são nessas camadas que vou trabalhando. A primeira camada é não ser resumida a dor, as estatísticas, na história Diana tem um amor, isso já rompe com o imaginário de pessoas trans que não são amadas, podemos encontrar sim sucesso no amor. Quando Liniker diz, “Quando eu alçar o voo mais bonito da minha vida, quem me chamará de amor, de gostosa, de querida? Que vai me esperar em casa, polir a joia rara, ser o pseudofruto, a pele do caju”, eu consigo enxergar Diana, ela consegue ter esse gosto do amor, de ser desejada. A segunda questão é a graduação em Medicina, pois fala algo muito importante.

Ela querer exercer uma profissão que é tão valorizada em nosso país, rompe mais uma vez os locais que em grande maioria, são ocupados por pessoas trans, estando muitas vezes nas ruas ou em profissões de menor prestígio . Ela poderá ascender socialmente e demonstrar que uma pessoa trans pode ser o que quiser, que não vão limitar os espaços que podemos ocupar. Outro ponto que posso colocar, Diana traz para mim o acreditar no futuro como possibilidade de existência, de vitórias, de poder terminar meu Doutorado em Educação e poder ser uma professora universitária ocupando as universidades públicas desse nosso Brasil.

Barraco 8 começa apoiado numa atuação mais naturalista, próxima do cotidiano dos personagens, mas essa lógica é rompida depois do disparo, quando os atores passam também a evidenciar os mecanismos da representação. Como essa mudança de linguagem atravessa seu trabalho como atriz e modifica a relação entre você, Diana e o público ao longo do espetáculo?

HBlynda: Esse momento é algo que estamos construindo com muito cuidado, trazendo nuances e mostrando toda a nossa técnica teatral com movimentos corporais, respiração e intenções projetadas ao público. Algo muito latente é a visceralidade que estamos colocando no trabalho, deixar ser atravessada pelo o que está ouvindo e vivendo na cena. Neste segundo ato, como estamos colocando, tenho pensado em Diana num ritmo menos acelerado, ela é invadida por todos os poros quando vê que alguém morreu no barraco e sabe que podem desconfiar dela, por todos estereótipos que seu corpo carrega. Então, vem sendo um trabalho de muita dosagem da carga emocional, mas que não perde a força de mostrar sua verdade.

Post Anterior

Entrevista – Gheuza | Romper o Ciclo

Posts Relacionados Mais do autor

  • .TudoCríticas

    Crítica – vaga-lumes | Carta para a pintora da dança Dani Guimarães

    29 de abril de 2025
    Por 4 Parede
  • .TudoDossiêsPodcasts

    Podcast #58 | Territórios entre dança e bioconstrução

    23 de outubro de 2024
    Por 4 Parede
  • .TudoCríticas

    Crítica – Maria que virou Jonas ou A força da imaginação| Corpo em disputa: teatro queer subverte papéis de gênero ...

    22 de janeiro de 2016
    Por 4 Parede
  • .TudoEntrevistas

    “Todo dia de ensaio é uma guerrilha” | Entrevista – Giordano Castro

    22 de maio de 2016
    Por 4 Parede
  • .TudoEm Cartaz

    Novidades marcam a Paixão de Cristo de Limoeiro em 2016

    8 de março de 2016
    Por João Guilherme
  • .TudoEm Cartaz

    AMARÉ Grupo de Teatro estreia o espetáculo Amar é Crime

    17 de fevereiro de 2016
    Por 4 Parede

  • .TudoDossiês

    #21 Ruínas ou Reinvenção? | Panapaná e a escrita como dança

  • .TudoDossiêsPodcasts

    #13 Negritudes | Podcast 34 – Negritudes

  • .TudoEm Cartaz

    Caixa Cultural Recife recebe espetáculo “A Invenção da Palavra”

ÚLTIMOS PODS

INSTAGRAM

Nos últimos anos, o mundo passou por transformaç Nos últimos anos, o mundo passou por transformações sociais, políticas e tecnológicas que questionam nossas relações com o espaço e a cultura. As tensões globais, intensificadas por guerras e conflitos, afetam a economia, a segurança alimentar e o deslocamento de pessoas. 

Nesse contexto, as fronteiras entre o físico e o virtual se diluem, e as Artes da Cena refletem sobre identidade, territorialidade e convívio, questionando como esses conceitos influenciam seus processos criativos. 

Com a ascensão da extrema direita, a influência religiosa e as mudanças climáticas, surgem novas questões sobre sustentabilidade e convivência.

Diante deste cenário, o dossiê #20 Território em Trânsito traz ensaios, podcasts e videocast que refletem sobre como artistas, coletivos e os públicos de Artes da Cena vêm buscando caminhos de diálogo e interação com esses conflitos.

A partir da próxima semana, na sua timeline.
#4Parceria: Quer aprofundar seus conhecimentos sob #4Parceria: Quer aprofundar seus conhecimentos sobre as histórias e as estéticas dos teatros negros no Brasil? 

Estão abertas as inscrições, até o dia 13/09, para a oficina on-line Saberes Espiralares - sobre o teatro negro e a cena contemporânea preta. 

Dividida em três módulos (Escavações, Giras de Conversa e Fabulações), o formato intercala aulas expositivas, debates e rodas de conversa que serão ministrados pela pesquisadora, historiadora e crítica cultural Lorenna Rocha. 

A atividade também será realizada com a presença das artistas convidadas Raquel Franco, Íris Campos, Iara Izidoro, Naná Sodré e Guilherme Diniz. 

Não é necessário ter experiência prévia. A iniciativa é gratuita e tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, e parceria com o @4.parede 

Garanta sua vaga! 

Link na bio. 

Serviço:
Oficina SABERES ESPIRALARES - sobre teatros negros e a cena contemporânea preta
Datas: Módulo 1 – 16/09/24 – 20/09/24; Módulo 2 (participação das convidadas) – 23/09/24 – 27/09/24; Módulo 3 – 30/09/24 - 04/10/24. Sempre de segunda a sexta-feira
Datas da participação das convidadas: Raquel Franco - 23/09/24; Íris Campos - 24/09/24; Iara Izidoro - 25/09/24; Naná Sodré - 26/09/24; Guilherme Diniz - 27/09/24
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 45 horas – 15 encontros
Local: Plataforma Zoom (on-line)
Vagas: 30 (50% para pessoas negras, indígenas, quilombolas, 10% para pessoas LGBTTQIA+ e 10% para pessoas surdas e ensurdecidas)
Todas as aulas contarão com intérpretes de Libras
Incentivo: Governo do Estado de Pernambuco - Funcultura
Inscrições: até 13/09. Link na bio

#teatro #teatronegro #cultura #oficinas #gratuito #online #pernambuco #4parede #Funcultura #FunculturaPE #CulturaPE
#4Panorama: O MIRADA – Festival Ibero-Americano #4Panorama: O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, ocorre de 5 a 15 de setembro de 2024, em Santos. 

A sétima edição homenageia o Peru, com onze obras, incluindo espetáculos e apresentações musicais. O evento conta com doze peças de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, além de treze produções brasileiras de vários estados, totalizando 33 espetáculos. 

A curadoria propõe três eixos: sonho, floresta e esperança, abordando temas como questões indígenas, decoloniais, relações com a natureza, violência, gênero, identidade, migrações e diversidade. 

Destaque para "El Teatro Es un Sueño", do grupo Yuyachkani, e "Esperanza", de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro, que abrem o festival. Instalações como "Florestania", de Eliana Monteiro, com redes de buriti feitas por mulheres indígenas, convidam o público a vivenciar a floresta. 

Obras peruanas refletem sobre violência de gênero, educação e ativismo. O festival também inclui performances site-specific e de rua, como "A Velocidade da Luz", de Marco Canale, "PALMASOLA – uma cidade-prisão", e "Granada", da artista chilena Paula Aros Gho.

As coproduções como "G.O.L.P." e "Subterrâneo, um Musical Obscuro" exploram temas sociais e históricos, enquanto espetáculos internacionais, como "Yo Soy el Monstruo que os Habla" e "Mendoza", adaptam clássicos ao contexto latino-americano. 

Para o público infantojuvenil, obras como "O Estado do Mundo (Quando Acordas)" e "De Mãos Dadas com Minha Irmã" abordam temas contemporâneos com criatividade.

Além das estreias, o festival apresenta peças que tratam de questões indígenas, memória social, política e cultura popular, como "MONGA", "VAPOR, ocupação infiltrável", "Arqueologias do Futuro", "Esperando Godot", entre outras.

Serviço: MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, de 5 a 15 de setembro de 2024, em Santos. 

Para saber mais, acesse @sescsantos
#4Panorama: Nos dias 05, 14, 21 e 28 de setembro, #4Panorama: Nos dias 05, 14, 21 e 28 de setembro, acontece Ocupação Espaço O Poste, com programação que inclui a Gira de Diálogo com Iran Xukuru (05/09) e os espetáculos “Antígona - A Retomada” (14/09), “A Receita” (21/09) e “Brechas da Muximba” (28/09).

Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, 467, Boa Vista - Recife/PE), com apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, promove atrações culturais que refletem vivências afropindorâmicas em sua sede, no Recife/PE. 

A Gira de Diálogo com Iran Xukuru acontece em 05/09, às 19h, com entrada gratuita. Iran Xukuru, idealizador da Escola de Vida Xukuru Ynarú da Mata, compartilhará conhecimentos sobre práticas afroindígenas, regeneração ambiental e sistemas agrícolas tradicionais.

Em 14/09, às 19h, o grupo Luz Criativa apresenta “Antígona - A Retomada”, adaptação da tragédia grega de Sófocles em formato de monólogo. Dirigido por Quiercles Santana, o espetáculo explora a resistência de uma mulher contra um sistema patriarcal opressor. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Em 21/09, às 19h, Naná Sodré apresenta “A Receita”, solo que discute violência doméstica contra mulheres negras, com direção de Samuel Santos. A peça é fundamentada na pesquisa “O Corpo Ancestral dentro da Cena Contemporânea” e utiliza treinamento de corpo e voz inspirado em entidades de Jurema, Umbanda e Candomblé. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

No dia 28/09, às 19h, ocorre a 3ª edição do projeto “Ítàn do Jovem Preto” com o espetáculo “Brechas da Muximba” do Coletivo À Margem. A peça, dirigida por Cas Almeida e Iná Paz, é um experimento cênico que mistura Teatro e Hip Hop para abordar vivências da juventude negra. Entrada gratuita mediante retirada de ingresso antecipado no Sympla.

Para saber mais, acesse @oposteoficial
#4Papo: O espetáculo MACÁRIO do brazil, dirigido #4Papo: O espetáculo MACÁRIO do brazil, dirigido por Carlos Canhameiro, estreia no TUSP Maria Antonia e segue em temporada até 1º de setembro de 2024. O trabalho revisita o clássico Macário, de Álvares de Azevedo (1831-1852), publicado postumamente em 1855. Trata-se de uma obra inacabada e a única do escritor brasileiro pensada para o teatro.

Para abordar o processo de criação da obra, o diretor Carlos Canhameiro conversou com o Quarta Parede. Confira um trecho da entrevista:

‘Macário é uma peça inacabada, publicada à revelia do autor (que morreu antes de ver qualquer de seus textos publicados). Desse modo, a forma incompleta, o texto fragmentado, com saltos geográficos, saltos temporais, são alguns dos aspectos formais que me interessaram para fazer essa montagem’

Para ler a entrevista completa, acesse o link na bio.
#4Papo: O livro Elegbára Beat – um comentário #4Papo: O livro Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder é fruto dos 20 anos de pesquisa de rodrigo de odé sobre as relações entre capoeira angola, teatro negro, cinema, candomblé e filosofia africana. 

Publicado pela Kitabu Editora, o texto parte da diversidade racial negra para refletir sobre as relações de poder no mundo de hoje. O autor estabelece conexões entre o mito de nascimento de Exu Elegbára e algumas tragédias recentes, como o assassinato do Mestre Moa do Katendê, o assassinato de George Floyd, a morte do menino Miguel Otávio e a pandemia de Covid-19.

Para abordar os principais temas e o processo de escrita do livro, o autor rodrigo de odé conversou com o Quarta Parede. Confira um trecho da entrevista:

‘Em Elegbára Beat, a figura de Exu também fala sobre um certo antagonismo à crença exagerada na figura da razão. Parafraseando uma ideia de Mãe Beata de Yemonjá, nossos mitos têm o mesmo poder que os deles, talvez até mais, porque são milenares. Uma vez que descobrimos que não existe uma hierarquia entre mito e razão, já que a razão também é fruto de uma mitologia, compreendemos que não faz sentido submeter o discurso de Exu ao discurso racional, tal como ele foi concebido pelo Ocidente. Nos compete, porém, aprender o que Exu nos ensina sobre a nossa razão negra’

Para ler a entrevista completa, acesse o link na bio.
Siga no Instagram

Receba feeds quentinhos

Cadastre seu e-mail e receba as novidades em primeiro lugar

Quarta Parede - Palco & Plateia. Unidos! Direitos Reservados. Desenvolvido pela Atuante Agência Digital. V1.1