Teatro Arraial recebe apresentações gratuitas de “Pitoresca”

Imagens – Layza Vasconcelos
O Teatro Arraial Ariano Suassuna recebe a Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO) para duas únicas apresentações do espetáculo Pitoresca nos dias 26 e 27 de outubro, às 20h. Essa é mais recente montagem do grupo, dirigida por Hélio Froés. A peça integra a trilogia “Goyaz”, um trabalho de investigação cênica que tem como objetivo apresentar de forma crítica e poética a formação do Estado de Goiás. Trata-se da terceira obra da trilogia, que conta com “Plural“ (2012) e “Gato Negro“ (2013).
A montagem traz a história de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil há mais de 400 anos, período no qual ela presenciou a formação das identidades brasileiras. O texto da peça tem como alicerce relatos de cientistas e artistas europeus, a autobiografia de um escravo africano e diários de viagens de aventureiros que passaram pelo Brasil. Neste caleidoscópio de histórias, do período entre os séculos XV e XIX, estão visões do alvorecer da globalização e que norteiam às contradições do mundo moderno.
Entre os relatos e diários estão os de personagens como Pero Vaz de Caminha, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Gardo Baquaqua, Gobineau, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas de expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao império.
A Cia. de Teatro Nu Escuro, em atividade desde 1996, desenvolve estética própria e tem suas vertentes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo, pelo próprio elenco, e na poética do teatro de animação. Com o projeto O Iconógrafo, patrocinado pela Petrobras, a Cia. de teatro Nu Escuro realizou oficinas, seminários e apresentações a fim de aprimorar técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de Pitoresca. E agora, em 2016, a peça realizará turnê de 40 apresentações pelo Brasil.