Podcast #05 – Universidade e Mercado
Neste quinto podcast, nosso mediador Bruno Siqueira conversa com os convidados para entender um pouco sobre as relações entre a universidade e a cena artística como mercado de trabalho dos profissionais por ela formados. Como estreitar os laços entre a teoria e a prática? Qual foi a importância do extinto Curso de Formação de Atores – CFA (um curso de extensão da UFPE) para a cena local contemporânea? Quais as relações entre os alunos formados e o sindicato dos artistas?
Para debater esse tema, trouxemos dois convidados que se dividem como podem nas áreas de formação e criação:
André Filho
Iniciou trabalhos como ator no ano de 1985. Formado em Teatro pelo Curso de Formação de Ator da UFPE, possui Especialização em História da Arte, pela UFRPE. É um dos fundadores da Companhia Fiandeiros de Teatro – responsável por espetáculos como Outra vez era uma vez, Noturnos, Vozes do Recife e O Capataz de Salena -, exercendo as funções de Diretor Artístico, músico, diretor musical e produtor cultural.
Marcondes Lima
Diretor, cenógrafo, figurinista, ator e titeriteiro. É um dos mais atuantes profissionais da cena pernambucana nos anos 1990 e 2000, dirigindo espetáculos como Angu de Sangue, Rasif – Mar que Arrebenta e Ópera. Em suas encenações, lida igualmente bem com os recursos artesanais e com os que empregam sofisticada tecnologia, como se pode constatar em seus trabalhos, em especial os realizados com os grupos Mão Molenga Teatro de Bonecos e Coletivo Angu de Teatro.
Confira o debate:
Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo.
Ficha Técnica
Apresentação e Produção – João Guilherme de Paula
Mediação – Bruno Siqueira
Gravação e Edição – Pedro Santos
Roteiro – Bruno Siqueira e Márcio Andrade
Coordenação Geral – Márcio Andrade
Realização – Combo Multimídia
Incentivo – Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura)
Parcerias – FFFotografia e Estúdio Peixe Sonoro (CTCD)
Ouça também nossos podcasts anteriores:
#01 – Teatro Domiciliar
#02 – Palcos Documentários
#03 – A Crítica em Crise
#04 – Onde estão os novos dramaturgos?