Livro “Seu Rei Mandou” é lançado no Teatro Hermilo, em dobradinha com apresentação do espetáculo
Foto – Lana Pinho
Dos palcos para o livro. No dia 20 de setembro, o escritor, ilustrador, ator e contador de histórias Luciano Pontes lança o livro Seu Rei Mandou, fruto do espetáculo teatral homônimo, concebido e encenado por ele. E assim como no teatro, o livro “Seu Rei Mandou” é escrito e ilustrado por Luciano, que assina o projeto gráfico do livro em parceria com a designer Hana Luzia. O evento marca o lançamento do selo editorial Edições Meias Palavras, também coordenado por ele.
Autor de diversos livros infantis, entre eles Ouvindo as conchas do mar, Uma história sem pé nem cabeça, O carrossel do tempo, Disse me disse, Belizbel, Em briga de irmãos, quem dá opinião? E Deslembrar, em Seu rei mandou, Luciano transpõe e adapta ao universo literário os três contos que deram origem à primeira montagem teatral da Cia. Meias Palavras (A lavadeira real, A roupa do rei que o rato roeu e O rei chinês Reinaldo Reis) – resultado da pesquisa do autor sobre a tradição oral.
Dessa forma, explica o autor, as antigas brincadeiras populares, contadas e cantadas de geração em geração, ganham novo fôlego e refazem o caminho da oralidade, passando, novamente, de boca em boca, de ouvido em ouvido, de página em página, com suas sábias, divertidas e instigantes histórias. Além da escrita, Pontes também assina as ilustrações do livro, nas quais, afirma, usou técnicas distintas, “para caracterizar o clima visual de cada história”: acrílica e nanquim em papel. “As imagens e as palavras têm o mesmo peso para mim, apesar da sedução da imagem ser sempre maior. Por isso, foi desafiador trabalhar nessa composição visual, lidando com técnicas bem variadas sem perder a unidade. Mas essa é uma brincadeira boa que só a criação permite”, avalia.
Editora Independente – Há mais de 10 anos, Luciano se dedica a recolher, recontar, preservar e atualizar os contos da tradição oral em suas criações, tanto na publicação de suas obras quanto em seu trabalho de narração e de montagens teatrais. Os livros por ele escritos já quebraram as barreiras regionais e ganharam o mundo. Além dos já citados, ele participou do áudio-livro O Amor de Graça e Liano e Outras Histórias, realizado em coautoria com Trupe Gogó da Ema e publicado pelo SESC Alagoas (2010). Depois dessa larga convivência com a palavra, Luciano decidiu empreender no mercado editorial e está lançando o selo independente “Edições Meias Palavras”, por meio do qual pretende publicar os textos levados aos palcos, estabelecendo uma relação direta com a Cia. Meias Palavras, da qual é fundador. A publicação do livro só foi possível graças ao incentivo do Funcultura.
O livro, por enquanto, será vendido online pela fanpage da editora (acesse AQUI).