Segunda com Teatro de Primeira apresenta “Vênus Metálica”
O grupo Teatro de Fronteira – leia entrevista sobre outros trabalhos do grupo AQUI – apresenta nesta segunda feira, dentro do projeto Segunda com Teatro de Primeira, a leitura dramatizada de Vênus Metálica, texto de Wellington Jr, com direção de Rodrigo Dourado e elenco formado por Daniel Barros e Rafael Almeida.
O projeto é uma realização do Espaço Cênicas e da Cênicas Cia de Repertório, em que todas as últimas segundas-feiras do mês recebem leituras dramatizadas de textos inéditos de autores pernambucanos contemporâneos. A série de leituras dramatizadas vem revelar uma nova dramaturgia pernambucana de uma geração de autores, cujos textos serão lidos por coletivos teatrais da cidade do Recife, promovendo o encontro entre dramaturgos, atores e encenadores da atual cena pernambucana.
Vênus Metálica conta a história de um detetive, de nome Salviano, captura Ceceu, maior criminosa da cidade. Apaixonado pela bandida, Salviano implora para que ela reencene seus crimes e sonha juntar-se a ela nos delitos – em uma dramaturgia que mistura referências como Beckett, Genet, Koltès e Nelson Rodrigues. Já a leitura dramatizada faz uma paródia do mundo do crime e da peça, transformando o suposto interrogatório num encontro de vilãs ao sabor de O que terá acontecido a Baby Jane? e Babilônia. Enquanto recordam seus crimes farsescos, as personagens são observadas por Babi Heli, mais temida crítica teatral pernambucana, que tece comentários em tempo real sobre a peça e sobre a cena local.