Teatro Hermilo recebe lançamento da TREMA! Revista #02 – Violência

Arte sobre Fotos – Thiago Liberdade
No dia 21 de agosto, das 17h30 as 19h30, no Mezanino do Teatro Hermilo Borba Filho, será lançada a segunda edição TREMA! Revista de Teatro de Grupo, uma realização da TREMA! Plataforma de Teatro, que agrega agora outras ações para além do seu festival. A TREMA! Revista tem como proposta ser uma publicação bimestral de arte, política e provocação, na qual o olhar do teatro de grupo e sua relação com temas contemporâneos funcionam como base de pesquisa e debate para suas páginas.
Apoiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a revista pretende valorizar o teatro pernambucano e nacional, reunindo assuntos que instigam as ações da TREMA! Plataforma. Cada uma das edições terá um tema norteador, sendo esta segunda #Violência. “A palavra instigou diferentes colaboradores de todo o País a lançarem múltiplas ideias em torno de seus significados, sobretudo em torno da noção do fazer artístico coletivo e de suas implicações políticas e sociais”, conta a jornalista Olívia Mindêlo, editora da revista.
Coordenada e idealizada por Pedro Vilela, ex-integrante do Grupo Magiluth, e por Mariana Rusu, em parceria com Thiago Liberdade (projeto gráfico), a nova publicação cultural do estado é composta por seis edições, sendo a última em comunhão com a realização do TREMA! Festival de Teatro de Grupo do Recife, em abril de 2016. “Este lançamento verticaliza ainda mais as questões que a primeira edição trouxe. Estamos encontrando cada vez mais um formato dinâmico e atraente para nosso público leitor”, afirma Pedro Vilela.
Esta edição contará com a colaboração de importantes pensadores do país, tais como Francis Wilker (Mestre em Teatro pela USP) realizando um caleidoscópio da Violência enquanto potencial estético no teatro brasileiro e Mariana Fernanda Vomero (Mestranda USP) com artigo inédito sobre zonas de conflitos (Palestina x Israel). Em cada edição, destacamos o trabalho de um grupo pernambucano, neste caso o Coletivo Angu de Teatro sob o olhar de Rodrigo Dourado, professor Doutor do Curso de Artes Cênicas da UFPE. “Queremos comungar este momento com os diferentes grupos do estado. A revista trará, a cada edição, um recorte e olhar para nossa cena. A plataforma é um agente congregador para todos nós”, anuncia Mariana Rusu.
A publicação possui caráter inédito em Pernambuco, utilizando-se do recorte de olhar dos grupos de pesquisa continuada. Entretanto, não se limita a ter como colaboradores apenas artistas do teatro, mas de outras linguagens também. Como artista convidado para contribuição visual da revista, temos Mozart Fernandes, artista plástico com exposição em diferentes partes do mundo (França, Suíça, Suécia, Alemanha, Espanha e Inglaterra). Para o lançamento da revista, a TREMA! Plataforma está montando uma videoinstalação sobre #Violência, tema da edição. A instalação estará disponível para apreciação do público das 17h30 as 19h30, conjuntamente com a distribuição da Revista, ambas com caráter gratuito. A revista é impressa em P&B e cor, no formato 32 x 23 cm e papel offset 90 mg.