#12 Feminilidades | Podcast 33 – Feminilidades

Imagem – Oliver Sjöström | Arte – Rodrigo Sarmento
Como pode o gesto artístico funcionar como chave de acesso a modos de existência e de pensamento de um ‘ser ou tornar-se mulher’ como potência e ação? Como compreender as sutis dinâmicas de poder que os imaginários de masculinidades e feminilidades reproduzem para além das cenas e movimentos nos palcos?
Nosso dossiê Feminilidades continua com o podcast homônimo, em que Lady Selma Albernaz (UFPE), Rebeca Gondim (Coletivo Rua das Vadias) e Mayza Dias de Toledo (Coletivo Flor do Mangue Recife) nos ajudam a pensar o espaço da arte tanto como reprodutor de violências relacionadas a gênero e ao feminino quanto como potência para formação de novos olhares sobre essas questões.
Lady Selma Albernaz | Professora do Departamento de Antropologia e Museologia (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Graduada em Ciências Sociais (UFPE), Graduada em Engenharia de Pesca (UFRPE), Mestra em Antropologia (UFPE) e Doutorado em Ciências Sociais (Unicamp). Sua experiência na área de Antropologia atravessa temas como gênero, feminismo, cultura popular (bumba meu boi e maracatu), raça, identidade e relações entre humanos e não humanos.
Mayza Dias de Toledo | Pedagoga e Graduanda em Teatro pela UFPE, Atriz e Ativista do Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás (até 2012) e do Coletivo Flor do Mangue Recife. Arte-Educadora e Educadora Popular em Territórios Afetivos. Lésbica feminista. Idealizadora da Sementeira – Capacitação em Ginecologia Livre. Doula radical, Terapeuta com Ginecologia Autônoma e Promotora de Saúde da Mulher em Minha Casa Teu Colo.
Rebeca Gondim | Graduanda em Licenciatura em Dança (UFPE), Performer no Coletivo Rua das Vadias e Integrante do Encruzilhada – Coletivo de Arte na Rua
Confira o programa:
Para ouvir na página, basta clicar no botão “Play”. Para baixar para ouvir no computador, clique no ícone com a seta apontando para baixo
Ficha Técnica
Roteiro e Apresentação – Bruno Siqueira, Marcelo Sena e Márcio Andrade
Produção – João Guilherme de Paula
Edição – Adson Alves (Almagesto Produtora)
Coordenação Geral – Márcio Andrade
Realização – Combo Multimídia
Incentivo – Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura)